Portfólio do editor em

Belo Horizonte,

Mapa do Blog | Avise Erros | Contato

COMUNICAÇÃO | SOCIEDADE | CULTURA | ESPORTE

 

CULTURA


Cultura democrática e popular Compartilhar

Além da Inconfidência Mineira: conheça outras revoltas do período colonial

 
Léo Rodrigues | 18/04/2013 - 21:07 Notícia publicada pelo Portal EBC

Conteúdos que ajudam a explicar alguns episódios que mobilizaram setores da população brasileira contra as políticas da coroa portuguesa

No dia 21 de abril de 1792, Tiradentes foi enforcado no Rio de Janeiro. Atualmente lembrada como feriado nacional, a data se tornou símbolo da luta pela Independência do Brasil, embora as pretensões republicanas dos integrantes da Inconfidência Mineira tivessem limitações regionais. O sonhado futuro dos rebelados se passava pela República de Minas Gerais e não pela República do Brasil.

A Inconfidência Mineira não foi o único movimento do período colonial que aspirava a libertação do domínio da coroa portuguesa. Existiram outros, igualmente com propostas de emancipação regional. E além desses, a história registra ainda diversas revoltas que, embora não tenham se constituído com a intenção de proclamar a independência, almejaram autonomia para criação de normas locais ou questionaram medidas administrativas da metrópole e de autoridades regionais.

O Portal EBC levantou conteúdos que ajudam a explicar alguns desses episódios e contou também com a contribuição do professor Luciano Raposo Figueiredo, da Universidade Federal Fluminense, que disponibiliza mais informações em seu portal colaborativo Impressões Rebeldes.

- CONFIRA:

 

comments powered by Disqus

 

O EDITOR


Léo Rodrigues

Repórter da Agência Brasil, formado em Comunicação Social pela UFMG em 2010. Ex-jornalista da TV Brasil e do Portal EBC, onde também atuou como editor de esportes. Diretor de documentários cujo foco de interesse é a cultura popular, entre eles os longas "Aboiador de Violas" e "Pra fazer carnaval mais uma vez". Saiba mais

 

O BLOG


O trabalho do jornalista nunca é isento. Trata-se de um exercício constante de escolhas. Para onde apontar a lupa? De que ângulo posicionaremos a lupa? Este espaço surge a partir do interesse do editor em concentrar o seu acervo de produções jornalísticas e, ao mesmo tempo, propor coberturas e reflexões sobre comunicação, sociedade, cultura e esporte. Entenda melhor a proposta

 

QUEM É O EDITOR | PROPOSTA DO BLOG | MAPA DO BLOG | AVISE ERROS | CONTATO

Alguns direitos reservados
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário.
Permitida a cópia, redistribuição e alterações desde que se conceda os devidos créditos e mencione caso alguma adaptação tenha sido realizada.
Saiba mais como funciona a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil