Portfólio do editor em

Belo Horizonte,

Mapa do Blog | Avise Erros | Contato

COMUNICAÇÃO | SOCIEDADE | CULTURA | ESPORTE

 

CULTURA


Cultura democrática e popular Compartilhar

Canhão naval do século XVI é encontrado em BH

 
Produção: Léo Rodrigues / Reportagem: Thaís Araújo | 26/03/2014 Notícia veiculada pela TV Brasil / Repórter Brasil

O Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, recebeu este mês um raro canhão naval do século XVI. A peça, de 1,60 metros e 60 quilos, foi descoberta em 2011 pelo Ministério Público de Minas Gerais durante uma operação de combate a crimes ambientais. Ela estava em uma propriedade particular em Belo Horizonte, na região da Pampulha. Investigações revelaram que a peça passou quatro séculos no fundo do mar, na costa da Bahia, junto a uma embarcação naufragada e foi resgatada de forma clandestina nos anos 1980.

O mandado de busca e apreensão foi cumprido no dia 13 de junho de 2012. Desde então, a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, realizou diversos estudos. A peça foi fundida pelo português Francisco Álvares, entre 1560 e 1580. Na arma em liga de cobre e bronze, é possível constatar a inscrição da fundição em Portugal, no século XVI. Trata-se do primeiro canhão do fundidor em território brasileiro. Eram apenas quatro os canhões navais do período em solo verde e amarelo. Hoje, há registros de apenas oito iguais a ele no mundo.

- Confira a matéria da TV Brasil, com produção de Léo Rodrigues e reportagem de Thaís Araújo:

 

comments powered by Disqus

 

O EDITOR


Léo Rodrigues

Repórter da Agência Brasil, formado em Comunicação Social pela UFMG em 2010. Ex-jornalista da TV Brasil e do Portal EBC, onde também atuou como editor de esportes. Diretor de documentários cujo foco de interesse é a cultura popular, entre eles os longas "Aboiador de Violas" e "Pra fazer carnaval mais uma vez". Saiba mais

 

O BLOG


O trabalho do jornalista nunca é isento. Trata-se de um exercício constante de escolhas. Para onde apontar a lupa? De que ângulo posicionaremos a lupa? Este espaço surge a partir do interesse do editor em concentrar o seu acervo de produções jornalísticas e, ao mesmo tempo, propor coberturas e reflexões sobre comunicação, sociedade, cultura e esporte. Entenda melhor a proposta

 

QUEM É O EDITOR | PROPOSTA DO BLOG | MAPA DO BLOG | AVISE ERROS | CONTATO

Alguns direitos reservados
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário.
Permitida a cópia, redistribuição e alterações desde que se conceda os devidos créditos e mencione caso alguma adaptação tenha sido realizada.
Saiba mais como funciona a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil