Portfólio do editor em

Belo Horizonte,

Mapa do Blog | Avise Erros | Contato

COMUNICAÇÃO | SOCIEDADE | CULTURA | ESPORTE

 

CULTURA


Cultura democrática e popular Compartilhar

Dia do Grafite: Rio dá início a projeto para cobrir muros da linha 2 do metrô

 
Produção: Léo Rodrigues / Reportagem: Flávia Grossi | 27/03/2014 Notícia veiculada pela TV Brasil / Repórter Brasil

No dia 27 de março, é comemorado o Dia do Grafite. Para celebrar a data, o Instituto Eixorio, núcleo de articulação urbana da Prefeitura do Rio de Janeiro, dará início à produção do Galerio. A proposta é cobrir de grafite, até 2016, os muros que margeiam os 40,4 km da linha 2 do metrô. Segundo os organizadores, será a maior galeria de arte a céu aberto do mundo. Em cada estação, uma referência do bairro será utilizada como inspiração. A estação de Inhaúma será a primeira a receber a iniciativa e os grafiteiros irão retratar alunos da Escola Municipal Barão de Macahubas.

O Dia do Grafite é comemorado no dia 27 de março por grafiteiros de todo o país. A data foi escolhida em homenagem ao grafiteiro etíope de origem italiana radicado no Brasil, Alex Vallauri. Ele é um dos precursores do grafite no país e é considerado responsável pela introdução da arte nos muros dos subúrbios da capital paulista, durante os anos 80. Vallauri faleceu exatamente no dia 27 de março de 1987, vítima da Aids.

No Rio de Janeiro, a data foi oficializada a partir de um decreto proposto por grafiteiros e assinado pelo prefeito Eduardo Paes em fevereiro deste ano.

- Confira a matéria da TV Brasil, com produção de Léo Rodrigues e reportagem de Flávia Grossi:

 

comments powered by Disqus

 

O EDITOR


Léo Rodrigues

Repórter da Agência Brasil, formado em Comunicação Social pela UFMG em 2010. Ex-jornalista da TV Brasil e do Portal EBC, onde também atuou como editor de esportes. Diretor de documentários cujo foco de interesse é a cultura popular, entre eles os longas "Aboiador de Violas" e "Pra fazer carnaval mais uma vez". Saiba mais

 

O BLOG


O trabalho do jornalista nunca é isento. Trata-se de um exercício constante de escolhas. Para onde apontar a lupa? De que ângulo posicionaremos a lupa? Este espaço surge a partir do interesse do editor em concentrar o seu acervo de produções jornalísticas e, ao mesmo tempo, propor coberturas e reflexões sobre comunicação, sociedade, cultura e esporte. Entenda melhor a proposta

 

QUEM É O EDITOR | PROPOSTA DO BLOG | MAPA DO BLOG | AVISE ERROS | CONTATO

Alguns direitos reservados
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário.
Permitida a cópia, redistribuição e alterações desde que se conceda os devidos créditos e mencione caso alguma adaptação tenha sido realizada.
Saiba mais como funciona a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil