Portfólio do editor em

Belo Horizonte,

Mapa do Blog | Avise Erros | Contato

COMUNICAÇÃO | SOCIEDADE | CULTURA | ESPORTE

 

CULTURA


Cultura democrática e popular Compartilhar

Academia Brasileira de Música completa 70 anos

 
Produção: Léo Rodrigues / Reportagem: Daniel Isaía | 18/07/2015 Notícia veiculada pela TV Brasil / Repórter Brasil

Atualmente, o trabalho de maior vulto da Academia Brasileira de Música é o projeto Bibliografia Musical Brasileira, um banco bibliográfico de tudo o que é publicado sobre música brasileira no Brasil e no exterior

Exemplar de Bibliografia Musical Brasileira, de Luís Heitor
Imagem: Divulgação / Academia Brasileira de Música

Ao longo dessa semana, a Academia Brasileira de Música comemorou seus 70 anos completados no dia 14 de junho com uma programação de apresentações na Sala Cecília Meireles, na Lapa, Rio de Janeiro. Para contar um pouco da história e da importância desta instituição, a TV Brasil levou ao ar uma reportagem especial.

Atualmente, o trabalho de maior vulto da Academia Brasileira de Música é o projeto Bibliografia Musical Brasileira, que hoje é coordenado pela ocupante da cadeira número 2, Maria Alice Volpe. Trata-se de um banco bibliográfico que reúne tudo o que é publicado sobre música brasileira no Brasil e no exterior. O catálogo envolve não apenas os textos acadêmicos, mas também críticas, notícias, etc.

O serviço, que é de acesso livre, foi idealizado e criado pelo músico Luís Heitor Corrêia de Azevedo (1905 - 1992). Foi ele que publicou as primeiras versões. A iniciativa foi abraçada pela Academia Brasileira de Música após a sua morte e em breve estará disponível em formato digital.

- Confira a matéria da TV Brasil, com produção de Léo Rodrigues e reportagem de Daniel Isaía:

 

comments powered by Disqus

 

O EDITOR


Léo Rodrigues

Repórter da Agência Brasil, formado em Comunicação Social pela UFMG em 2010. Ex-jornalista da TV Brasil e do Portal EBC, onde também atuou como editor de esportes. Diretor de documentários cujo foco de interesse é a cultura popular, entre eles os longas "Aboiador de Violas" e "Pra fazer carnaval mais uma vez". Saiba mais

 

O BLOG


O trabalho do jornalista nunca é isento. Trata-se de um exercício constante de escolhas. Para onde apontar a lupa? De que ângulo posicionaremos a lupa? Este espaço surge a partir do interesse do editor em concentrar o seu acervo de produções jornalísticas e, ao mesmo tempo, propor coberturas e reflexões sobre comunicação, sociedade, cultura e esporte. Entenda melhor a proposta

 

QUEM É O EDITOR | PROPOSTA DO BLOG | MAPA DO BLOG | AVISE ERROS | CONTATO

Alguns direitos reservados
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário.
Permitida a cópia, redistribuição e alterações desde que se conceda os devidos créditos e mencione caso alguma adaptação tenha sido realizada.
Saiba mais como funciona a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil