Portfólio do editor em

Belo Horizonte,

Mapa do Blog | Avise Erros | Contato

COMUNICAÇÃO | SOCIEDADE | CULTURA | ESPORTE

 

CULTURA


Cultura democrática e popular Compartilhar

Disco descoberto traz gravações inéditas de Chiquinha Gonzaga no piano

 
Produção: Léo Rodrigues / Reportagem: Alessandra Lago | 22/08/2015 Notícia veiculada pela TV Brasil / Repórter Brasil

Raridade tem o único registro conhecido da voz de Chiquinha Gonzaga e confirma uma pianista de bom nível técnico. A descoberta pertence a um colecionador de São Paulo e está sendo estudada no Rio de Janeiro pelo Instituto Moreira Salles.

A bolacha de 78 rotações traz duas gravações raras de piano solo e registra a voz de Chiquinha Gonzaga / Imagem: TV Brasil

O Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro, recebeu recentemente um disco de um colecionador de São Paulo que traz gravações em piano de Chiquinha Gonzaga. Trata-se de uma raridade que põe fim à dúvida se ela era uma pianista digna de nota.

Muito deteriorada, a bolacha de 78 rotações traz duas gravações de piano solo, introduzidas por uma voz feminina, que cita os nomes das faixas: a habanera "Argentina", no lado A, e a valsa "Saudade", no B. O disco traz ainda a assinatura "F. Gonzaga 1922". É o único registro conhecido da voz de Chiquinha Gonzaga e mostra uma pianista de bom nível técnico.

A raridade estava no acervo do colecionador Gilberto Gonçalves e foi encontrada há quase 20 anos, prestes a ser jogada no lixo, em uma loja de São Paulo. Só recentemente, porém, ele se deu conta de que talvez estivesse em posse de algo culturalmente valioso e procurou pesquisadores.

Para colecionadores como Gilberto, deparar-se com uma raridade é como ganhar na loteria. Outro premiado recentemente com uma pérola de Chiquinha Gonzaga foi o biólogo e violonista Sandor Buys. Em 2014, ele comprou na feira da Praça XV, no Rio de Janeiro, uma partitura do tango "Julia", da compositora. O material também está sendo analisado pelo Instituto Moreira Salles, que pretende digitalizar todas as partituras de Chiquinha Gonzaga para deixá-las disponíveis no seu site.

Chiquinha Gonzaga é autora de "Ó abre-alas" e outras centenas de pérolas dos primórdios da música popular brasileira. Em 28 de fevereiro, se completaram 80 anos de sua morte e a TV Brasil levou ao ar uma homenagem.

- Confira a matéria da TV Brasil, com produção de Léo Rodrigues e reportagem de Alessandra Lago:

 

comments powered by Disqus

 

O EDITOR


Léo Rodrigues

Repórter da Agência Brasil, formado em Comunicação Social pela UFMG em 2010. Ex-jornalista da TV Brasil e do Portal EBC, onde também atuou como editor de esportes. Diretor de documentários cujo foco de interesse é a cultura popular, entre eles os longas "Aboiador de Violas" e "Pra fazer carnaval mais uma vez". Saiba mais

 

O BLOG


O trabalho do jornalista nunca é isento. Trata-se de um exercício constante de escolhas. Para onde apontar a lupa? De que ângulo posicionaremos a lupa? Este espaço surge a partir do interesse do editor em concentrar o seu acervo de produções jornalísticas e, ao mesmo tempo, propor coberturas e reflexões sobre comunicação, sociedade, cultura e esporte. Entenda melhor a proposta

 

QUEM É O EDITOR | PROPOSTA DO BLOG | MAPA DO BLOG | AVISE ERROS | CONTATO

Alguns direitos reservados
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário.
Permitida a cópia, redistribuição e alterações desde que se conceda os devidos créditos e mencione caso alguma adaptação tenha sido realizada.
Saiba mais como funciona a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil