Portfólio do editor em

Belo Horizonte,

Mapa do Blog | Avise Erros | Contato

COMUNICAÇÃO | SOCIEDADE | CULTURA | ESPORTE

 

CULTURA > CULTURA DEMOCRÁTICA E POPULAR


01/06/2011 - Cultura democrática e popular
Conte uma canção: conheça a história da música Clube da Esquina

Conte uma Canção é um interprograma da rádio UFMG Educativa (104,5 fm) de curta duração, que tem por objetivo apresentar histórias que envolvam alguma música específica. Nesta edição, falamos sobre Clube da Esquina, de Milton Nascimento, Lô Borges e Márcio Borges. O interprograma foi ao ar ao longo do mês de junho de 2011. A produção e locução é de Léo Rodrigues e a edição de Gilberto Correia.


01/06/2011 - Cultura democrática e popular
Conte uma canção: conheça a história da música Pássaro

Conte uma Canção é um interprograma da rádio UFMG Educativa (104,5 fm) de curta duração, que tem por objetivo apresentar histórias que envolvam alguma música específica. Nesta edição, falamos sobre Pássaro, composta por Sá & Guarabyra. O interprograma foi ao ar ao longo do mês de junho de 2011. A produção e locução é de Léo Rodrigues e a edição de Gilberto Correia.


01/06/2011 - Cultura democrática e popular
Conte uma canção: conheça a história da música Palhaços Azuis

Conte uma Canção é um interprograma da rádio UFMG Educativa (104,5 fm) de curta duração, que tem por objetivo apresentar histórias que envolvam alguma música específica. Nesta edição, falamos sobre Palhaços Azuis, composta por Vicente Paiva e gravada pelo sambista Roberto Paiva em 1938. O interprograma foi ao ar ao longo do mês de junho de 2011. A produção e locução é de Léo Rodrigues e a edição de Gilberto Correia.


01/06/2011 - Cultura democrática e popular
Conte uma canção: conheça a história da música Podes Crer

Conte uma Canção é um interprograma da rádio UFMG Educativa (104,5 fm) de curta duração, que tem por objetivo apresentar histórias que envolvam alguma música específica. Nesta edição, falamos sobre Podes Crer, de autoria atribuída a Ari Monteiro e Jorge de Castro e gravada pelo sambista Roberto Paiva em 1943. O interprograma foi ao ar ao longo do mês de junho de 2011. A produção e locução é de Léo Rodrigues e a edição de Gilberto Correia.


01/06/2011 - Cultura democrática e popular
Conte uma canção: conheça a história da música Quem há de dizer

Conte uma Canção é um interprograma da rádio UFMG Educativa (104,5 fm) de curta duração, que tem por objetivo apresentar histórias que envolvam alguma música específica. Nesta edição, falamos sobre Quem há de dizer, composição de Lupcínio Rodrigues. O interprograma foi ao ar ao longo do mês de junho de 2011. A produção e locução é de Léo Rodrigues e a edição de Gilberto Correia.


01/06/2011 - Cultura democrática e popular
Conte uma canção: conheça a história da música Yo Pisaré Las Calles Nuevamente

Conte uma Canção é um interprograma da rádio UFMG Educativa (104,5 fm) de curta duração, que tem por objetivo apresentar histórias que envolvam alguma música específica. Nesta edição, falamos sobre Yo Pisaré Las Calles Nuevamente, composta pelo cantor cubano Pablo Milanés. O interprograma foi ao ar ao longo do mês de junho de 2011. A produção e locução é de Léo Rodrigues e a edição de Gilberto Correia.


22/06/2009 - Cultura democrática e popular
Arte em mutação

Quais os impactos do desenvolvimento tecnológico no meio artístico? Quais as potencialidades do encontro entre as artes e as diversas tecnologias da informação e da comunicação? A Semana Internacional de Artes Digitais e Alternativas (Siana) busca criar condições de trocas efetivas entre diferentes culturas, explorando exatamente essas potencialidades.


15/06/2009 - Cultura democrática e popular
Quadrinhos ambientalistas

Concluir a graduação produzinho uma história em quadrinhos. A ideia pode não ser inovadora em se tratando de alunos de Escola de Belas Artes. Mas quando um estudante do curso Geografia envereda-se por esse caminho, original e inusitado são os melhores adjetivos para qualificar a iniciativa. No final do ano passado, Evandro Alves apresentou em sua monografia uma proposta de educação ambiental através de uma história em quadrinhos.


09/02/2009 - Cultura democrática e popular
Mistério na Pampulha

Um cadáver boiando na Lagoa da Pampulha. Em 2004, essa ideia começou a perseguir o escritor e poeta Marcus Freitas, professor da Faculdade de Letras da UFMG. Porém, o motivo e as consequências da morte só se tornaram claros em sua cabeça recentemente, com a produção da sua primeira obra em prosa. O romance policial Peixe morto, lançado pela Autêntica Editora, traz uma atmosfera influenciada pelso filmes noir.


15/12/2008 - Cultura democrática e popular
A tribo pelo olhar do outro

Que músicas escutam, que roupas vestem e que programas fazem os sujeitos que se identificam como membros da comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros)? Buscar respostas para essas questões foi um desafio enfrentado por Vinícius da Silva Luiz e Maria Tereza Novo Dias, estudantes de Comunicação Social da Fafich. Eles apresentaram, no dia 10 de dezembro, o projeto experimental de conclusão de graduação, materializado no livro-reportagem Cidade dos outros – Espaços e tribos LGBT em Belo Horizonte.


13/10/2008 - Cultura democrática e popular
Porta-voz da natureza

Uma folha sem vida sobre um terreno repleto de pedrinhas de minério. A imagem chama atenção pela beleza, mas causa perplexidade por aquilo que retrata. Esta é uma característica das obras do artista plástico e escultor polonês Frans Krajcberg. Seu intrigante trabalho poderá ser conhecido na exposição Minas... paisagens devastadas. Cerca de 30 fotografias denunciam os impactos sofridos pelo meio ambiente na região de Itabirito, alvo da ação de mineradoras.


06/10/2008 - Cultura democrática e popular
Soy latino-americano

Somos brasileiros, mas somos também latino-americanos. Foi com esse pensamento que cinco alunos do curso de Artes Cênicas da UFMG se uniram em maio do ano passado para pesquisar sobre o teatro dos países vizinhos.Após aprofundar os conhecimentos, Marcos Coletta, Sérgio Nicácio, Ítalo Laureano, Rejane Faria e Polyana Horta decidiram levar os estudos para a prática. Surgiu assim o grupo Quatroloscinco – Teatro do Comum.


02/06/2008 - Cultura democrática e popular
Carro-biblioteca da UFMG vira política municipal de BH

Há 37 anos, a Escola de Ciência da Informação da UFMG apostou num projeto de extensão ousado que agora está sendo convertido em política da Fundação Municipal de Cultura, órgão vinculado à Prefeitua de Belo Horizonte. Trata-se do Carro-Biblioteca. O veículo, que na verdade é um ônibus, tem o objetivo de democratizar a informação e a leitura junto às comunidades da periferia de Belo Horizonte.


02/03/2008 - Cultura democrática e popular
Estudantes lançam candidatura de Ouro Preto à sede da VI Bienal da UNE

A diretoria da União Nacional dos Estudantes (UNE) aprovou o tema da VI Bienal de Arte, Ciência e Cultura: a formação do povo brasileiro. Compreendendo a importância de se debater o tema aprovado e levando em consideração a riqueza cultural de sua região, os estudantes mineiros mobilizados em torno da União Estadual dos Estudantes (UEE-MG) lançaram uma campanha para que a próxima Bienal, em janeiro de 2009, aconteça em Minas Gerais, especificamente na cidade de Ouro Preto.


01/02/2008 - Cultura democrática e popular
Entre a gula e a luxúria

Especialistas consideram que toda comida pode ser afrodisíaca, desde que a vejamos como um estimulante sexual. O efeito na ingestão de alguns alimentos considerados afrodisíacos é puramente psicológico ou até mitológico.


 

<   página anterior      

 

 

O EDITOR


Léo Rodrigues

Repórter da Agência Brasil, formado em Comunicação Social pela UFMG em 2010. Ex-jornalista da TV Brasil e do Portal EBC, onde também atuou como editor de esportes. Diretor de documentários cujo foco de interesse é a cultura popular, entre eles os longas "Aboiador de Violas" e "Pra fazer carnaval mais uma vez". Saiba mais

 

O BLOG


O trabalho do jornalista nunca é isento. Trata-se de um exercício constante de escolhas. Para onde apontar a lupa? De que ângulo posicionaremos a lupa? Este espaço surge a partir do interesse do editor em concentrar o seu acervo de produções jornalísticas e, ao mesmo tempo, propor coberturas e reflexões sobre comunicação, sociedade, cultura e esporte. Entenda melhor a proposta

 

QUEM É O EDITOR | PROPOSTA DO BLOG | MAPA DO BLOG | AVISE ERROS | CONTATO

Alguns direitos reservados
Todo o conteúdo deste blog está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário.
Permitida a cópia, redistribuição e alterações desde que se conceda os devidos créditos e mencione caso alguma adaptação tenha sido realizada.
Saiba mais como funciona a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil