Portfólio do editor em

Belo Horizonte,

Mapa do Blog | Avise Erros | Contato

COMUNICAÇÃO | SOCIEDADE | CULTURA | ESPORTE

 

CULTURA > CULTURA DEMOCRÁTICA E POPULAR


30/09/2014 - Cultura democrática e popular
Espetáculo de dança interage com espectadores ao ar livre e discute o consumismo

Um espetáculo em plena luz do dia na Praça General Osório, em Ipanema, convidou os cariocas a refletirem sobre o consumismo na sociedade contemporânea. O Grupo Êxtase de Viçosa-MG, que apresentou a peça For sale, traz no currículo o Prêmio Funarte Klauss Vianna e o Prêmio Cena Minas de 2013, oferecido pela Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais.


27/06/2014 - Cultura democrática e popular
Festival ocupa praça no Rio para divulgar cultura carioca contemporânea

No bairro da Glória, a Praça Luís de Camões terá atividades em todos os fins de semana durante a Copa do Mundo. É o Festival Rio! A Cultura dos Cariocas que trz uma programação de música, teatro infantil, grafite, batalhas de dança, futebol pra crianças, skate e vídeos que serão projetados no Memorial Getúlio Vargas, localizado no subssolo da praça. E o melhor: tudo de graça. O evento começou no dia 7 de junho e termina somente em 13 de julho. .


06/06/2014 - Cultura democrática e popular
Copa do Mundo traz grupo de humoristas haitianos para o Brasil

Les Rescapés (em português, Os sobreviventes) é um grupo de jovens atores e comediantes do Haiti fundado em 2007. Durante a Copa do Mundo, eles estarão no Brasil para filmar uma série de seis programas e esquetes da TV envolvendo uma paixão em comum entre brasileiros e haitianos: o futebol.


23/05/2014 - Cultura democrática e popular
Festival de teatro leva o espetáculo para dentro da casa do espectador

Desde o dia 15 de maio, o Festival Home Theater está invadindo residências cariocas. Cinquenta casas por toda a cidade recebem cenas interpretadas por atores de Brasil, Inglaterra, Palestina e Índia. A iniciativa chega à sua 2ª edição após receber o Prêmio Shell e também ter sido realizado em Londres.


04/04/2014 - Cultura democrática e popular
Documentário traz relatos de desconhecidos que foram torturados na ditadura

A ong Criar Brasil e a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça lançaram no dia 31 de março o projeto Nossas Histórias. A iniciativa busca relatar os momentos de tortura e repressão sofridos por três pessoas que nunca se viram, mas que carregam juntas histórias de luta, idealismo e sonhos. Angelina, Damaris e Theodomiro são os personagens que compõem a linha de condução de três programas para TV, uma web série, três programas de rádio e um documentário.


27/03/2014 - Cultura democrática e popular
Dia do Grafite: Rio dá início a projeto para cobrir muros da linha 2 do metrô

No dia 27 de março, é comemorado o Dia do Grafite. Para celebrar a data, o Instituto Eixorio dará início à produção do Galerio. A proposta é cobrir de grafite, até 2016, os muros que margeiam os 40,4 km da linha 2 do metrô. Segundo os organizadores, será a maior galeria de arte a céu aberto do mundo.


26/03/2014 - Cultura democrática e popular
Canhão naval do século XVI é encontrado em BH

O Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, recebeu este mês um raro canhão naval do século XVI. A peça, de 1,60 metros e 60 quilos, foi descoberta em 2011 pelo Ministério Público de Minas Gerais durante uma operação de combate a crimes ambientais. Investigações revelaram que o canhão passou quatro séculos no fundo do mar, na costa da Bahia, junto a uma embarcação naufragada e foi resgatada de forma clandestina nos anos 1980.


18/03/2014 - Cultura democrática e popular
Maestro brasileiro César Guerra-Peixe nascia há cem anos

Compositor brasileiro nascido em Petrópolis, Guerra-Peixe teve sua trajetória marcada pela valorização do folclore brasileiro, produzindo composições modernas de notável pela riqueza e autenticidade cultural. Filho de imigrantes portugueses de origem cigana, aos 9 anos já tocava violão, bandolim, violino e piano.


11/03/2014 - Cultura democrática e popular
Exposição chama atenção para ornamentos esquecidos do Rio de Janeiro

A exposição O rio que o rio não vê - a ornamentação simbólica na fachada carioca traz 36 fotos de ornamentos simbólicos das fachadas de construções civis do centro do Rio de Janeiro. A mostra, assinada pelo fotógrafo Luiz Eugênio Teixeira Leite, estará no Centro Cultural dos Correios até o dia 16 de março. A entrada é gratuita.


24/02/2014 - Cultura democrática e popular
Uma mistura de samba e músicas judaicas resgata memória da Praça XI, no Rio

Os acordes do Rancho Carnavalesco Praça Onze, uma banda formada por descendentes de imigrantes judeus, surpreendem pela criatividade. O grupo toca músicas de origem judaica em ritmo de samba, marchinha de carnaval, baião e afoxé. O nome da banda é uma homenagem ao local onde, no início do século XX, nasceu essa mistura de judaísmo e samba: a Praça Onze.


05/02/2014 - Cultura democrática e popular
Fotógrafo italiano e documentarista brasileiro registram rotina na cracolândia paulista

Durante um ano, o fotógrafo italiano Alessio Ortu, de 32 anos, e o documentarista brasileiro Humberto Bassanelli visitaram quinzenalmente uma região frequentada por usuários de crack no centro de São Paulo. Enquanto andava pelo local, o fotógrafo puxava conversa com os viciados e produzia imagens que retratavam a degradação física, mental e moral. Por sua vez, o documentarista registrava em sua câmera o encontro de Alessio com aquelas pessoas. Deste trabalho,surgiu um livro e um filme, ambos com o nome Simulacrum Praecipitii - a visão do abismo.


16/12/2013 - Cultura democrática e popular
É inaugurada no Rio a primeira obra de Oscar Niemeyer após sua morte

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) inaugura nesta segunda-feira, dia 16 de dezembro, a primeira obra do seu complexo cultural e educacional em Botafogo. Trata-se da Torre Niemeyer, um projeto idealizado por Oscar Niemeyer há mais de 50 anos. O empreendimento, que levou três anos para ser concluído, será a primeira obra do arquiteto inaugurada após sua morte


23/04/2013 - 16:48 - Cultura democrática e popular
Bordados ajudam a revelar perfil do líder da Revolta da Chibata

A história pode ser contada na ponta da agulha. É o que atesta duas obras recuperadas em São João Del-Rei (MG). São toalhas bordadas por João Cândido, que liderou a Revolta da Chibata, quando diversos marinheiros se mobilizaram em 1910 contra os castigos corporais da Marinha brasileira. Os bordados, que faziam parte do acervo de um museu desativado, deverão passar por um processo de restauração com recursos do PAC das Cidades Históricas, programa coordenado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).


23/04/2013 - 16:46 - Cultura democrática e popular
São João Del-Rei recupera bordados de João Cândido, líder da Revolta da Chibata

O marinheiro João Cândido, protagonista de um movimento que amedrontou toda a cidade do Rio de Janeiro em 1910, tinha o hábito de bordar. A evidência concreta está em São João Del-Rei (MG), onde se encontram duas toalhas bordadas pelo líder da Revolta da Chibata. Elas fazem parte do acervo do Museu Tomé Portes Del-Rei, que estava desativado e será reaberto ao público.


18/04/2013 - 21:07 - Cultura democrática e popular
Além da Inconfidência Mineira: conheça outras revoltas do período colonial

No dia 21 de abril de 1792, Tiradentes foi enforcado no Rio de Janeiro. Atualmente lembrada como feriado nacional, a data se tornou símbolo da luta pela Independência do Brasil. Mas a Inconfidência Mineira não foi o único movimento do período colonial que aspirava a libertação do domínio português.


 

<   página anterior   próxima página >

 

 

O EDITOR


Léo Rodrigues

Repórter da Agência Brasil, formado em Comunicação Social pela UFMG em 2010. Ex-jornalista da TV Brasil e do Portal EBC, onde também atuou como editor de esportes. Diretor de documentários cujo foco de interesse é a cultura popular, entre eles os longas "Aboiador de Violas" e "Pra fazer carnaval mais uma vez". Saiba mais

 

O BLOG


O trabalho do jornalista nunca é isento. Trata-se de um exercício constante de escolhas. Para onde apontar a lupa? De que ângulo posicionaremos a lupa? Este espaço surge a partir do interesse do editor em concentrar o seu acervo de produções jornalísticas e, ao mesmo tempo, propor coberturas e reflexões sobre comunicação, sociedade, cultura e esporte. Entenda melhor a proposta

 

QUEM É O EDITOR | PROPOSTA DO BLOG | MAPA DO BLOG | AVISE ERROS | CONTATO

Alguns direitos reservados
Todo o conteúdo deste blog está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário.
Permitida a cópia, redistribuição e alterações desde que se conceda os devidos créditos e mencione caso alguma adaptação tenha sido realizada.
Saiba mais como funciona a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil