Portfólio do editor em

Belo Horizonte,

Mapa do Blog | Avise Erros | Contato

COMUNICAÇÃO | SOCIEDADE | CULTURA | ESPORTE

 

CULTURA > CULTURA DEMOCRÁTICA E POPULAR


25/03/2016 - 17:38 - Cultura democrática e popular
Filme perdido de Humberto Mauro vai inaugurar cinema público em Belo Horizonte

O MIS Cine Santa Tereza abrirá as portas exibindo "A Noiva da Cidade", projeto de Humberto Mauro que virou realidade quando o cineasta estava com seus 81 anos. Por algum motivo ainda sem explicação, o filme se perdeu após ser exibido em apenas seis salas de cinema nos estdos de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Uma cópia foi descoberta em 2012. As razões do desaparecimento ainda são uma caixa-preta.


12/10/2015 - Cultura democrática e popular
Projeto leva ao Rio bancas que fazem empréstimos de livros grátis à população

Um projeto da empresa Alternativa Cultura está levando ao Rio de Janeiro cinco bancas de livros, cada uma com um acervo de 300 obras, para empréstimo gratuito à população. Os locais onde estão sendo instaladas são: Morro da Babilônia, Santa Teresa, Vila Olímpica da Mangueira, Vila Olímpica de Vila Isabel e Planetário da Gávea.


23/09/2015 - Cultura democrática e popular
Exposição multimídia "Comover" reúne obras de alunos artistas da periferia do Rio

A exposição co-mo-ver, que está em cartaz até o dia 4 de outubro no Oi Futuro de Ipanema, no Rio de Janeiro, reúne uma seleção de trabalhos multimídia criados por jovens artistas da periferias. Eles são estudantes da Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia. O interessante dessa exposição é que o visitante aprecia o trabalho dos jovens munido de um fone de ouvido que permite escutar as narrativas e experiências dos autores das obras.


22/08/2015 - Cultura democrática e popular
Disco descoberto traz gravações inéditas de Chiquinha Gonzaga no piano

Raridade tem o único registro conhecido da voz de Chiquinha Gonzaga e confirma uma pianista de bom nível técnico. A descoberta pertence a um colecionador de São Paulo e está sendo estudada no Rio de Janeiro pelo Instituto Moreira Salles. Chiquinha Gonzaga é autora de "Ó abre-alas" e outras centenas de pérolas dos primórdios da música popular brasileira. Em 28 de fevereiro de 2015, se completaram 80 anos de sua morte.


22/07/2015 - Cultura democrática e popular
Projeto combina memória e novas tecnologias para valorizar trabalho dos sineiros

O Som dos Sinos é um projeto que utiliza novas tecnologias para difundir a cultura do toque dos sinos e do ofício dos sineiros, bens imateriais registrados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A iniciativa envolve uma multiplataforma e conta com quatro propostas: aplicativo de celular, website interativo, projeções em nove cidades mineiras e produção de um longa-metragem.


18/07/2015 - Cultura democrática e popular
Academia Brasileira de Música completa 70 anos

Ao longo dessa semana, a Academia Brasileira de Música comemorou seus 70 anos completados no dia 14 de junho com uma programação de apresentações na Sala Cecília Meireles, na Lapa, Rio de Janeiro. Para contar um pouco da história e da importância desta instituição, a TV Brasil levou ao ar uma reportagem especial e destacou o projeto Bibliografia Musical Brasileira.


17/07/2015 - Cultura democrática e popular
Intervenção artística relembra os dois anos do desaparecimento de Amarildo

Na semana em que se completam dois anos do sumiço do ajudante de pedreiro Amarildo, o professor universitário e artista performático Stênio Soares faz uma intervenção no centro do Rio de Janeiro. A iniciativa envolve uma caminhada pelas vias mais movimentadas convocando os pedestres para marcarem o corpo do artista utilizando um marcador com tinta trazendo a frase "Cadê Amarildo?".


09/07/2015 - Cultura democrática e popular
Trabalhos da Comissão da Verdade e da Comissão de Anistia dão origem a filmes

Graças ao levantamento de novas informações do regime militar a partir de trabalhos da Comissão Nacional da Verdade e da Comissão de Anistia, novos materiais literários e audiovisuais vêm sendo produzidos, ajudando a revelar mais detalhes das atrocidades praticadas no período. Porém, ainda não se vislumbra uma mudança na postura do Estado, prevalecendo o silêncio sobre as graves violações de direitos humanos.


25/06/2015 - Cultura democrática e popular
Projeto leva som da sanfona para escolas municipais do Rio de Janeiro

No mês em que o país é invadido por incontáveis festas juninas, alunos de escolas do Rio de Janeiro poderão ter contato com um instrumento musical essencial para estas celebrações: a sanfona. A ela se deve o baião, o forró e outros ritmos similares que nasceram no Nordeste e ganharam o Brasil. O projeto "Sanfona é cultura popular nas escolas" foi idealizado pelo músico Marcelo Caldi e chega ao seu quarto ano.


05/06/2015 - Cultura democrática e popular
Poluição em pauta: alunos da UFRJ fazem arte com lixo da Baía de Guanabara

Lembrando a Semana Nacional do Meio Ambiente, o Parque Tecnológico da UFRJ foi tomado pela exposição "O mar não tá pra peixe". A mostra reúne obras produzidas por alunos e professores da Escola de Belas Artes a partir de material recolhido da Baía de Guanabara, que será palco das competições de vela nas Olimpíadas de 2016.


14/01/2015 - Cultura democrática e popular
Obra e trajetória de Augusto Boal é apresentada em exposição multimídia no Rio

O Circuito Cultural do Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro, traça um perfil da vida e obra de Augusto Boal, abordando quase 60 anos de atividades dentro e fora do Brasil, incluindo o Teatro de Arena, o Show Opinião e o Teatro do Oprimido. Inaugurada nesta terça (13/01), a exposição estará aberta ao público até 16 de março.


10/01/2015 - Cultura democrática e popular
ARTIGO | Liberté, Egalité, Fraternité: reflexão sobre o caso Charlie Hebdo

Muito defensor de Liberté pra pouco defensor de Egalité e Fraternité. Assim resumiu uma amiga os debates que se seguiram após o ataque ao jornal francês Charlie Hebdo. O terrorismo não é justificável e nem tampouco o humor pode ter carta branca. Infelizmente, há sempre os bastiões do "absolutismo da liberdade de expressão", que é tão perigoso quanto essa mesma censura prévia, ideológica e econômica que dizem combater.


08/01/2015 - Cultura democrática e popular
Cineasta atleticano ganha prêmio internacional com filme sobre a Libertadores 2013

Recém-chegado da Europa, Lobo Mauro trouxe consigo o prêmio Guirlande D'honneur, considerado o “Oscar do cinema esportivo”. A premiação aconteceu em Milão. O curta-metragem Quando se sonha tão grande, a realidade aprende, também vencedor do Cinefoot Rio e do Cinefoot BH, gira em torno do último lance de Atlético-MG e Tijuana, quando o goleiro Victor defendeu um pênalti e selou a classificação do time mineiro.


23/12/2014 - Cultura democrática e popular
Historiadores traduzem autobiografia de ex-escravo que viveu no Brasil

Baquaqua trabalhou como escravo em Pernambuco e no Rio de Janeiro, antes de conseguir escapar em Nova Iorque. Publicou um livro em Detroit de valor inestimável, já que não há no Brasil um acervo de escritos autobiográficos deixados pelos escravos. O conteúdo do escrito joga por terra a velha ideia de escravos submissos, que só apanhavam e trabalhavam.


07/10/2014 - Cultura democrática e popular
Comunidade se mobiliza para evitar despejo do Museu da Maré

O Museu da Maré é atualmente uma referência internacional de museu comunitário. Ele guarda uma memória viva da trajetória de ocupação da região. Considerado um exemplo do que vem sendo chamado de museologia social, recebe anualmente a visita de pesquisadores de diversos países. Mas seu futuro é incerto. O Grupo Libra, proprietário do imóvel, informou que não tem interesse em renovar a cessão do espaço.


 

<   página anterior   próxima página >

 

 

O EDITOR


Léo Rodrigues

Repórter da Agência Brasil, formado em Comunicação Social pela UFMG em 2010. Ex-jornalista da TV Brasil e do Portal EBC, onde também atuou como editor de esportes. Diretor de documentários cujo foco de interesse é a cultura popular, entre eles os longas "Aboiador de Violas" e "Pra fazer carnaval mais uma vez". Saiba mais

 

O BLOG


O trabalho do jornalista nunca é isento. Trata-se de um exercício constante de escolhas. Para onde apontar a lupa? De que ângulo posicionaremos a lupa? Este espaço surge a partir do interesse do editor em concentrar o seu acervo de produções jornalísticas e, ao mesmo tempo, propor coberturas e reflexões sobre comunicação, sociedade, cultura e esporte. Entenda melhor a proposta

 

QUEM É O EDITOR | PROPOSTA DO BLOG | MAPA DO BLOG | AVISE ERROS | CONTATO

Alguns direitos reservados
Todo o conteúdo deste blog está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário.
Permitida a cópia, redistribuição e alterações desde que se conceda os devidos créditos e mencione caso alguma adaptação tenha sido realizada.
Saiba mais como funciona a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil