Portfólio do editor em

Belo Horizonte,

Mapa do Blog | Avise Erros | Contato

COMUNICAÇÃO | SOCIEDADE | CULTURA | ESPORTE

 

ESPORTE


História do esporte Compartilhar

Madureira, time da série C do Brasileirão, lança camisa com rosto de Che Guevara

 
Produção: Patrícia Fadel e Léo Rodrigues / Reportagem: Paulo Garritano | 24/01/2014 Notícia veiculada pela TV Brasil / Repórter Brasil

Ação do clube carioca resgata visita a Cuba realizada há 50 anos.

Camisa traz estapado o rotos de Che GuevaraO Madureira Esporte Clube lançou, no final de 2013, uma camisa em homenagem aos 50 anos da viagem que o clube fez à Cuba. O uniforme tem estampado o rosto de Che Guevara, líder da revolução cubana, e teve venda recorde em pouquíssimo tempo. A camisa, inicialmente, será usada apenas pelo time de futebol 7 do Madureira.

A visita à Cuba se deu em maio de 1963, quando o país vivia um momento conturbado. Um ano antes, os Estados Unidos haviam decretado o embargo comercial que perdura até os dias atuais. Ao pisar na ilha, o Madureira se tornou o primeiro clube de futebol estrangeiro a fazer uma visita após a revolução de 1959. Foram cinco jogos e cinco vitórias. No último amistoso, uma presença ilustre: Errnesto Che Guevara.

A diretoria do clube estuda ainda lançar este ano uma camisa com a imagem do comunista chinês Mao Tsé-Tung. Isso porque em 1964, portanto há 50 anos, também foi realizada uma excursão da China. A equipe deixou o Brasil exatos dez dias após o golpe militar que derrubou João Goulart, mesmo com uma norma da Fifa que impedia jogos no país asiático. A façanha também não contou com o aval da Confederação Brasileira de Desportos (CBD), que mais tarde viria a mudar de nome para Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O lançamento das camisas 50 anos após cada excursão, se unem ainda a outra data simbólica: o centenário do clube. Foi exatamente em 1914 que surgiu o Fidalgo Madureira Atlético Clube, embrião do que viria a ser o Madureira.

- Confira a matéria da TV Brasil, com produção de Patrícia Fadel e Léo Rodrigues e reportagem de Paulo Garritano:

 

comments powered by Disqus

 

O EDITOR


Léo Rodrigues

Repórter da Agência Brasil, formado em Comunicação Social pela UFMG em 2010. Ex-jornalista da TV Brasil e do Portal EBC, onde também atuou como editor de esportes. Diretor de documentários cujo foco de interesse é a cultura popular, entre eles os longas "Aboiador de Violas" e "Pra fazer carnaval mais uma vez". Saiba mais

 

O BLOG


O trabalho do jornalista nunca é isento. Trata-se de um exercício constante de escolhas. Para onde apontar a lupa? De que ângulo posicionaremos a lupa? Este espaço surge a partir do interesse do editor em concentrar o seu acervo de produções jornalísticas e, ao mesmo tempo, propor coberturas e reflexões sobre comunicação, sociedade, cultura e esporte. Entenda melhor a proposta

 

QUEM É O EDITOR | PROPOSTA DO BLOG | MAPA DO BLOG | AVISE ERROS | CONTATO

Alguns direitos reservados
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário.
Permitida a cópia, redistribuição e alterações desde que se conceda os devidos créditos e mencione caso alguma adaptação tenha sido realizada.
Saiba mais como funciona a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil