Portfólio do editor em

Belo Horizonte,

Mapa do Blog | Avise Erros | Contato

COMUNICAÇÃO | SOCIEDADE | CULTURA | ESPORTE

 

SOCIEDADE


Movimentos sociais Compartilhar

Plenária final do Fórum Social Palestina Livre propõe ações de boicote a Israel

 
Léo Rodrigues | 01/12/2012 - 20:55 Notícia publicada pelo Portal EBC

Porto Alegre - Segundo organizadores do Fórum Social Mundial Palestina Livre, cerca de 230 organizações de todo o mundo marcaram presença em Porto Alegre. Alessandra Ceregatti, integrante da Marcha Mundial de Mulheres e da secretaria de organização do evento, explica que os frutos ainda deverão ser colhidos. "O Fórum não é uma conferência onde os participantes apenas absorvem informação. É um processo de mobilização e diálogo que permite articular estratégias e, a partir daí, construir ações concretas", esclareceu.

A atividade mais mobilizada na tarde deste último dia de evento (01/12) foi a plenária dos movimentos sociais. Segundo Alessandra, diversas entidades da América Latina presentes assumiram o compromisso de se fazerem presentes na Cúpula Social do Mercosul, em Brasília (DF), de 4 a 6 de dezembro. "Queremos pressionar os governos a aderirem a campanha de boicote a Israel", explicou.

LEIA TAMBÉM:

  • Noite cultural no Fórum Social Palestina Livre
  • Galeria de imagens do terceiro dia do Fórum
  • Ao final da plenária, foi aprovada uma declaração de intenções que destacou a importância das ações de boicote a Israel (BDS) e vislumbrou a realização de uma missão de solidariedade na Palestina em 2013. A ideia tem a aprovação de Talat Assad, um dos poucos participantes que vieram da Faixa de Gaza. "O cenário atual na região impediu a presença de mais pessoas. Um evento na Palestina teria uma participação massiva e seria simbólico", disse ele.

    Ao Portal da EBC, Talat Assad relatou, em inglês, a atual situação na Faixa de Gaza, onde a população convive com a morte com frequência e a situação social é crítica, sem trabalho, sem direito à moradia e com a educação debilitada. Confira:

     

    comments powered by Disqus

     

    O EDITOR


    Léo Rodrigues

    Repórter da Agência Brasil, formado em Comunicação Social pela UFMG em 2010. Ex-jornalista da TV Brasil e do Portal EBC, onde também atuou como editor de esportes. Diretor de documentários cujo foco de interesse é a cultura popular, entre eles os longas "Aboiador de Violas" e "Pra fazer carnaval mais uma vez". Saiba mais

     

    O BLOG


    O trabalho do jornalista nunca é isento. Trata-se de um exercício constante de escolhas. Para onde apontar a lupa? De que ângulo posicionaremos a lupa? Este espaço surge a partir do interesse do editor em concentrar o seu acervo de produções jornalísticas e, ao mesmo tempo, propor coberturas e reflexões sobre comunicação, sociedade, cultura e esporte. Entenda melhor a proposta

     

    QUEM É O EDITOR | PROPOSTA DO BLOG | MAPA DO BLOG | AVISE ERROS | CONTATO

    Alguns direitos reservados
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário.
    Permitida a cópia, redistribuição e alterações desde que se conceda os devidos créditos e mencione caso alguma adaptação tenha sido realizada.
    Saiba mais como funciona a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil