Portfólio do editor em

Belo Horizonte,

Mapa do Blog | Avise Erros | Contato

COMUNICAÇÃO | SOCIEDADE | CULTURA | ESPORTE

 

SOCIEDADE


Educação Compartilhar

Comissão que apura trote na UFMG entrega relatório

 
Léo Rodrigues | 20/05/2013 - 18:32 Notícia publicada pelo Portal EBC

Documento ainda será analisado pelos procuradores federais que atuam na universidade e, por enquanto, o conteúdo é sigiloso

Estudantes fazem saudação nazista em trote na Faculdade de Direito da UFMG

Estudantes fazem saudação nazista em trote na Faculdade de Direito da UFMG | Foto: Reprodução / Facebook

A comissão de sindicância que apura responsabilidades no trote realizado na Faculdade de Direito da UFMG já concluiu seu relatório. O prazo final encerrava-se hoje (20). Segundo a assessoria de comunicação da universidade, o documento foi encaminhado para a Procuradoria Federal que terá entre 15 e 30 dias para emitir um parecer sobre a legalidade do processo.

Enquanto os procuradores federais que atuam na UFMG analisam o relatório final, seu conteúdo seguirá em sigilo. Caso não se constatem inconsistências jurídicas no processo, o documento será liberado para que a instituição avalie eventuais punições que tiverem sido sugeridas.

Caberá ao direitor da Faculdade de Direito da UFMG aplicar advertência, repreensão ou suspensão por até 8 dias. Se existir indicação de suspensão superior a 8 dias, a situação passará pela avaliação da Congregação da Faculdade, composta por representantes docentes e discentes e por funcionários. O Conselho Universitário, órgão máximo da UFMG, deverá dar a palavra final caso o relatório sugira a exclusão de algum estudante.

LEIA TAMBÉM:

  • Comissão tem autonomia para investigar influência de organizações em trote na UFMG
  • Trote

    O trote aconteceu no dia 15 de março e gerou indignação na internet quando imagens consideradas racistas começaram a circular. Em uma delas, uma aluna recém-chegada na instituição aparece acorrentada e pintada de preto, carregando uma placa no pescoço com o nome carregava uma placa no pescoço com o nome "Chica da Silva". Outra fotografia mostrava estudantes em saudação nazista, ao lado de um calouro pintado com tinta preta.

     

    comments powered by Disqus

     

    O EDITOR


    Léo Rodrigues

    Repórter da Agência Brasil, formado em Comunicação Social pela UFMG em 2010. Ex-jornalista da TV Brasil e do Portal EBC, onde também atuou como editor de esportes. Diretor de documentários cujo foco de interesse é a cultura popular, entre eles os longas "Aboiador de Violas" e "Pra fazer carnaval mais uma vez". Saiba mais

     

    O BLOG


    O trabalho do jornalista nunca é isento. Trata-se de um exercício constante de escolhas. Para onde apontar a lupa? De que ângulo posicionaremos a lupa? Este espaço surge a partir do interesse do editor em concentrar o seu acervo de produções jornalísticas e, ao mesmo tempo, propor coberturas e reflexões sobre comunicação, sociedade, cultura e esporte. Entenda melhor a proposta

     

    QUEM É O EDITOR | PROPOSTA DO BLOG | MAPA DO BLOG | AVISE ERROS | CONTATO

    Alguns direitos reservados
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário.
    Permitida a cópia, redistribuição e alterações desde que se conceda os devidos créditos e mencione caso alguma adaptação tenha sido realizada.
    Saiba mais como funciona a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil