Portfólio do editor em

Belo Horizonte,

Mapa do Blog | Avise Erros | Contato

COMUNICAÇÃO | SOCIEDADE | CULTURA | ESPORTE

 

SOCIEDADE


Sociedade e democracia Compartilhar

Justiça do Rio nega arquivamento da investigação de ação policial na Favela do Rôla

 
Produção: Léo Rodrigues / Reportagem: Paulo Garritano | 29/11/2013 Notícia veiculada pela TV Brasil / Repórter Brasil

O juiz Fábio Uchôa, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, anunciou nesta sexta (29/11) que irá negar o pedido do Ministério Público para arquivar o inquérito de uma operação policial realizada na Favela do Rôla em maio de 2012. O magistrado tomou a decisão após assistir o vídeo completo da ação, que mostra policiais em um helicóptero atirando por mais de trinta minutos em direção a um barraco. Na ocasião, seis pessoas foram mortas.

Sem mencionar o vídeo ao longo do inquérito, os promotores Sérgio Pinto e Luiz Antônio Corrêa Ayres acolheram o julgamento da corregedoria policial e consideraram que os policiais agiram em legítima defesa e que houve resistência à prisão. Fábio Uchôa recebeu o processo no dia 1º de novembro e verificou que o CD contendo as imagens da operação estava danificado. Após obter uma nova cópia, ele considerou que o fogo foi aberto pela polícia e que não houve resistências. O juiz criticou os diversos disparos e as sucessivas recargas de munição e disse que os policiais realizaram um fuzilamento, “como se estivessem em guerra ou em um jogo de videogame”. Um policial grita "peguei" ao acertar um disparo em um suposto traficante que corria numa rua.

Com a negativa do arquivamento pelo juiz, o inquérito será encaminhado para a Procuradoria Geral da República, que decidirá se as investigações devem ser reabertas. Os policiais podem responder por homicídio e por fraude processual, por terem alterado a localização dos corpos.

- Confira a matéria da TV Brasil, com produção de Léo Rodrigues e reportagem de Paulo Garritano:

 

comments powered by Disqus

 

O EDITOR


Léo Rodrigues

Repórter da Agência Brasil, formado em Comunicação Social pela UFMG em 2010. Ex-jornalista da TV Brasil e do Portal EBC, onde também atuou como editor de esportes. Diretor de documentários cujo foco de interesse é a cultura popular, entre eles os longas "Aboiador de Violas" e "Pra fazer carnaval mais uma vez". Saiba mais

 

O BLOG


O trabalho do jornalista nunca é isento. Trata-se de um exercício constante de escolhas. Para onde apontar a lupa? De que ângulo posicionaremos a lupa? Este espaço surge a partir do interesse do editor em concentrar o seu acervo de produções jornalísticas e, ao mesmo tempo, propor coberturas e reflexões sobre comunicação, sociedade, cultura e esporte. Entenda melhor a proposta

 

QUEM É O EDITOR | PROPOSTA DO BLOG | MAPA DO BLOG | AVISE ERROS | CONTATO

Alguns direitos reservados
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário.
Permitida a cópia, redistribuição e alterações desde que se conceda os devidos créditos e mencione caso alguma adaptação tenha sido realizada.
Saiba mais como funciona a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil