Portfólio do editor em

Belo Horizonte,

Mapa do Blog | Avise Erros | Contato

COMUNICAÇÃO | SOCIEDADE | CULTURA | ESPORTE

 

SOCIEDADE


Sociedade e democracia Compartilhar

Pesquisa revela perfil de jovens da nova classe média

 
Produção: Léo Rodrigues / Reportagem: Pedro Henrique Antunes | 21/01/2014 Notícia veiculada pela TV Brasil / Repórter Brasil

Uma pesquisa do Instituto Data Popular traçou o perfil da juventude da nova classe média brasileira, também chamada de Geração C. O levantamento foi realizado com jovens entre 18 e 30 anos que recebem salários de até R$1.020 e representam 55% dos brasileiros dessa idade. 71% deles estudaram mais que os seus pais e 85% desses jovens creem que um diploma universitário pode ajudá-los a melhorar de vida.

Além do conhecimento obtido na educação formal, estes integrantes da Geração C acabam também sendo a principal fonte de informação de suas famílias, tendo em vista que representam 57% dos acessos às redes sociais e 51% deles acompanham notícias diariamente.

Outro detalhe apontado pelo levantamento é que a juventude da nova classe média apresenta um perfil menos conservador do que os seus pais. 50% desses jovens concordam que homossexuais e heterossexuais devem ter os mesmos direitos, enquanto somente 5% de seus pais têm a mesma opinião. Ao mesmo tempo, 42% dos filhos da Geração C discordam que o papel da mulher seja cuidar da casa. Esse índice é de somente 22% entre a geração anterior.

- Confira a matéria da TV Brasil, com produção de Léo Rodrigues e reportagem de Pedro Henrique Antunes:

 

comments powered by Disqus

 

O EDITOR


Léo Rodrigues

Repórter da Agência Brasil, formado em Comunicação Social pela UFMG em 2010. Ex-jornalista da TV Brasil e do Portal EBC, onde também atuou como editor de esportes. Diretor de documentários cujo foco de interesse é a cultura popular, entre eles os longas "Aboiador de Violas" e "Pra fazer carnaval mais uma vez". Saiba mais

 

O BLOG


O trabalho do jornalista nunca é isento. Trata-se de um exercício constante de escolhas. Para onde apontar a lupa? De que ângulo posicionaremos a lupa? Este espaço surge a partir do interesse do editor em concentrar o seu acervo de produções jornalísticas e, ao mesmo tempo, propor coberturas e reflexões sobre comunicação, sociedade, cultura e esporte. Entenda melhor a proposta

 

QUEM É O EDITOR | PROPOSTA DO BLOG | MAPA DO BLOG | AVISE ERROS | CONTATO

Alguns direitos reservados
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário.
Permitida a cópia, redistribuição e alterações desde que se conceda os devidos créditos e mencione caso alguma adaptação tenha sido realizada.
Saiba mais como funciona a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil