Portfólio do editor em

Belo Horizonte,

Mapa do Blog | Avise Erros | Contato

COMUNICAÇÃO | SOCIEDADE | CULTURA | ESPORTE

 

SOCIEDADE


Educação Compartilhar

Três universidades federais buscam repensar o estudo da ditadura nas escolas

 
Produção: Léo Rodrigues / Reportagem: Alessandra Lago | 25/02/2014 Notícia veiculada pela TV Brasil / Repórter Brasil

UFPE, UFRGS e UFRJ estão produzindo novos mateiais didáticos para abordar o regime militar no ensino médio.

Material didático traz nova abordagem do regime militar

Material didático traz nova abordagem do regime militar | Imagem: TV Brasil

No ano do cinquentenário do golpe militar, o ensino da ditadura nas aulas de história está em revisão. Pesquisadores e professores estão empenhados em colocar à disposição dos estudantes um conteúdo menos superficial e mais próximo de questões sensíveis como a perseguição política e as práticas de tortura executadas pelo regime militar.

O projeto "Marcas da Memória", uma parceria da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça com as universidades federais de Pernambuco (UFPE), Rio Grande do Sul (UFRGS) e Rio de Janeiro (UFRJ), produziu um material didático para o ensino médio incluindo documentos produzidos pelos serviços de informação, depoimentos de presos políticos e relatos detalhados de sessões de tortura.

A iniciativa reuniu, durante três anos, um acervo de 50 depoimentos orais e audiovisuais de pessoas que participaram da resistência política contra a ditadura militar. O objetivo dos professores e estudantes envolvidos no projeto era recuperar a trajetória de vida desses indivíduos, suas experiências de exílio, prisão, tortura e rompimento de laços, para dar maior clareza aos fatos ocorridos naquele período.

- Confira a matéria da TV Brasil, com produção de Léo Rodrigues e reportagem de Alessandra Lago:

 

comments powered by Disqus

 

O EDITOR


Léo Rodrigues

Repórter da Agência Brasil, formado em Comunicação Social pela UFMG em 2010. Ex-jornalista da TV Brasil e do Portal EBC, onde também atuou como editor de esportes. Diretor de documentários cujo foco de interesse é a cultura popular, entre eles os longas "Aboiador de Violas" e "Pra fazer carnaval mais uma vez". Saiba mais

 

O BLOG


O trabalho do jornalista nunca é isento. Trata-se de um exercício constante de escolhas. Para onde apontar a lupa? De que ângulo posicionaremos a lupa? Este espaço surge a partir do interesse do editor em concentrar o seu acervo de produções jornalísticas e, ao mesmo tempo, propor coberturas e reflexões sobre comunicação, sociedade, cultura e esporte. Entenda melhor a proposta

 

QUEM É O EDITOR | PROPOSTA DO BLOG | MAPA DO BLOG | AVISE ERROS | CONTATO

Alguns direitos reservados
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário.
Permitida a cópia, redistribuição e alterações desde que se conceda os devidos créditos e mencione caso alguma adaptação tenha sido realizada.
Saiba mais como funciona a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil