Portfólio do editor em

Belo Horizonte,

Mapa do Blog | Avise Erros | Contato

COMUNICAÇÃO | SOCIEDADE | CULTURA | ESPORTE

 

SOCIEDADE


Sociedade e democracia Compartilhar

Ilha do Governador: exemplo do baixo aproveitamento do potencial hidroviário do Rio

 
Produção: Léo Rodrigues / Reportagem: Bruno Cruz | 19/05/2014 Notícia veiculada pela TV Brasil / Repórter Rio

A paralisação dos rodoviários do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense demonstrou mais uma vez a necessidade de se diversificar o sistema de transportes de uma zona metropolitana onde a dinâmica do dia-a-dia depende do tráfego de moradores para localidades distantes. Além do BRT e do metrô, uma alternativa a ser debatida é a mobilidade hidroviária, se aproveitando sobretudo da Baía de Guanabara. Ao redor da baía, estão 16 municípios somando 10 milhões de habitantes (80% da população de todo o estado).

Apesar do potencial, ele ainda é pouco explorado, com apenas algumas estações de barcas ligando bairros da capital. Mesmo assim, há questões para se resolver. Na Ilha do Governador, na estação de Cocotá, há apenas 9 viagens diárias saindo e 9 viagens chegando. O intervalo entre as embarcações pode durar 1h30, causando superlotação e descontentamento entre os usuários.

Por outro lado, a Secretaria de Turismo chegou a sugerir a criação de uma linha do Galeão à Praça XV, alternativa de escoamento para desafogar a linha vermelha durante a Copa do Mundo.

- Confira a matéria da TV Brasil, com produção de Léo Rodrigues e reportagem de Bruno Cruz:

 

comments powered by Disqus

 

O EDITOR


Léo Rodrigues

Repórter da Agência Brasil, formado em Comunicação Social pela UFMG em 2010. Ex-jornalista da TV Brasil e do Portal EBC, onde também atuou como editor de esportes. Diretor de documentários cujo foco de interesse é a cultura popular, entre eles os longas "Aboiador de Violas" e "Pra fazer carnaval mais uma vez". Saiba mais

 

O BLOG


O trabalho do jornalista nunca é isento. Trata-se de um exercício constante de escolhas. Para onde apontar a lupa? De que ângulo posicionaremos a lupa? Este espaço surge a partir do interesse do editor em concentrar o seu acervo de produções jornalísticas e, ao mesmo tempo, propor coberturas e reflexões sobre comunicação, sociedade, cultura e esporte. Entenda melhor a proposta

 

QUEM É O EDITOR | PROPOSTA DO BLOG | MAPA DO BLOG | AVISE ERROS | CONTATO

Alguns direitos reservados
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário.
Permitida a cópia, redistribuição e alterações desde que se conceda os devidos créditos e mencione caso alguma adaptação tenha sido realizada.
Saiba mais como funciona a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil