Portfólio do editor em

Belo Horizonte,

Mapa do Blog | Avise Erros | Contato

COMUNICAÇÃO | SOCIEDADE | CULTURA | ESPORTE

 

SOCIEDADE


Divulgação científica Compartilhar

Pesquisadores da UFRJ começam testes em trem que se move por magnetismo

 
Produção: Léo Rodrigues / Reportagem: Bruno Cruz | 01/10/2014 Notícia veiculada pela TV Brasil / Repórter Brasil

A locomoção do Maglev-Cobra, desenvolvido pela Coppe/UFRJ, acontece por levitação magnética. É o primeiro veículo desenvolvido no Brasil que utiliza este tipo de tecnologia.

Maglev-Cobra é aposta da Coppe/UFRJ na sustentabilidade / Foto: Divulgação

O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) deu início nesta quarta-feira (01/10) aos testes no Maglev-Cobra, modelo de trem desenvolvido para se locomover a partir da levitação magnética. É o primeiro veículo desenvolvido no Brasil que utiliza este tipo de tecnologia.

O Maglev já é utilizado em alguns países e tem como vantagem o uso de energia limpa (eletromagnetismo), a segurança e a eficiência. O desafio é colocá-la no mercado com custos competitivos de implantação e manutenção, o que é perfeitamente possível na opinião dos pesquisadores principalmente se houver incentivo para produção da tecnologia em larga escala.

Países que utilizam Maglev hoje adotam dois tipos de tecnologia, ambas utilizadas em longos trajetos: a EML, como o trem de origem alemã que liga Shangai à China; e a EDL, que está sendo implantada pelo Japão no trecho Tóquio-Nagoia e poderá alcançar 500 km/h. O Brasil, através da Coppe/UFRJ, é o país mais avançado na produção de uma terceira tecnologia: a supercondutora (SML). A ideia desta tecnologia é utilizar o Maglev não para longas distâncias e sim em trajetos urbanos, de forma que a velocidade dos veículos não necessita ser tão alta. O modelo do Maglev-Cobra deverá atingir um valor médio de 70 km/h.

- Confira as matérias da TV Brasil, com produção de Léo Rodrigues e reportagem de Bruno Cruz:

  • Repórter Brasil
  • Repórter Rio
  •  

    comments powered by Disqus

     

    O EDITOR


    Léo Rodrigues

    Repórter da Agência Brasil, formado em Comunicação Social pela UFMG em 2010. Ex-jornalista da TV Brasil e do Portal EBC, onde também atuou como editor de esportes. Diretor de documentários cujo foco de interesse é a cultura popular, entre eles os longas "Aboiador de Violas" e "Pra fazer carnaval mais uma vez". Saiba mais

     

    O BLOG


    O trabalho do jornalista nunca é isento. Trata-se de um exercício constante de escolhas. Para onde apontar a lupa? De que ângulo posicionaremos a lupa? Este espaço surge a partir do interesse do editor em concentrar o seu acervo de produções jornalísticas e, ao mesmo tempo, propor coberturas e reflexões sobre comunicação, sociedade, cultura e esporte. Entenda melhor a proposta

     

    QUEM É O EDITOR | PROPOSTA DO BLOG | MAPA DO BLOG | AVISE ERROS | CONTATO

    Alguns direitos reservados
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário.
    Permitida a cópia, redistribuição e alterações desde que se conceda os devidos créditos e mencione caso alguma adaptação tenha sido realizada.
    Saiba mais como funciona a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil