Portfólio do editor em

Belo Horizonte,

Mapa do Blog | Avise Erros | Contato

COMUNICAÇÃO | SOCIEDADE | CULTURA | ESPORTE

 

SOCIEDADE


Sociedade e democracia Compartilhar

Rio tem 32 vítimas de balas perdidas em um mês e reforça debate do desarmamento

 
Produção: Léo Rodrigues e Mariana Lewkovicz / Reportagem: Daniel Isaía | 03/02/2015 Notícia veiculada pela TV Brasil / Repórter Brasil

Durante o mês de janeiro, praticamente uma pessoa por dia foi atingida por bala perdida na capital carioca. Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP/RJ), 12 cidadãos em média morrem de bala perdida todos os meses na cidade.

90% das armas no Brasil estão em poder da sociedade civil
Foto: Keary O. / Creative Commons

Foram pelo menos 32 vítimas de balas perdidas no mês de janeiro, números que assustam. Em média, 12 pessoas morrem de bala perdida todos os meses no Rio segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP/RJ). E o panorama da política de desarmamento diante dessa situação? Como anda?

Em um país onde 70% dos homicídios continuam sendo cometidos por armas de fogo, especialistas apontam que uma efetiva política pública de controle de armas é peça fundamental na engrenagem da segurança pública brasileira. O Brasil é, inclusive, campeão mundial de mortes por armas de fogo. Pesquisa do Viva Rio / ISER indica que 90% das armas no país (16 milhões) estão em poder da sociedade civil e não do estado. Desse total, 50% tiveram origem legal.

 

 

- Confira a matéria da TV Brasil, com produção de Léo Rodrigues e Mariana Lewkovicz, e reportagem de Daniel Isaía:

 

comments powered by Disqus

 

O EDITOR


Léo Rodrigues

Repórter da Agência Brasil, formado em Comunicação Social pela UFMG em 2010. Ex-jornalista da TV Brasil e do Portal EBC, onde também atuou como editor de esportes. Diretor de documentários cujo foco de interesse é a cultura popular, entre eles os longas "Aboiador de Violas" e "Pra fazer carnaval mais uma vez". Saiba mais

 

O BLOG


O trabalho do jornalista nunca é isento. Trata-se de um exercício constante de escolhas. Para onde apontar a lupa? De que ângulo posicionaremos a lupa? Este espaço surge a partir do interesse do editor em concentrar o seu acervo de produções jornalísticas e, ao mesmo tempo, propor coberturas e reflexões sobre comunicação, sociedade, cultura e esporte. Entenda melhor a proposta

 

QUEM É O EDITOR | PROPOSTA DO BLOG | MAPA DO BLOG | AVISE ERROS | CONTATO

Alguns direitos reservados
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário.
Permitida a cópia, redistribuição e alterações desde que se conceda os devidos créditos e mencione caso alguma adaptação tenha sido realizada.
Saiba mais como funciona a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil