Portfólio do editor em

Belo Horizonte,

Mapa do Blog | Avise Erros | Contato

COMUNICAÇÃO | SOCIEDADE | CULTURA | ESPORTE

 

SOCIEDADE


Educação Compartilhar

Alunos se preparam para a Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas

 
Produção: Léo Rodrigues / Reportagem: Mauricio de Almeida | 10/04/2015 Notícia veiculada pela TV Brasil / Repórter Brasil

A Obmep premiará 6,5 mil alunos, iniciativa que contribui para enfrentar uma situação preocupante: o Brasil ocupa uma das oito últimas posições no ranking de matemática do Pisa. Ainda assim talentos têm sido revelados no país.

Luiz Felipe Lins, professor de Matemática da Escola Municipal Francis Hime, coordena aulas de reforço para inscritos na Obmep. | Imagem: TV Brasil

As provas da 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) estão marcadas para dia 2 de junho. Participantes que puderam se inscrever até o dia 31 de março já estão se preparando para o desafio, alguns com forte apoio da instituição de ensino. Um exemplo é a Escola Municipal Francis Hime, no Rio de Janeiro, que oferece um cronograma especial de estudos para os alunos interessados.

A Obmep premiará este ano 6,5 mil alunos com medalhas de ouro, prata e bronze e concederá cerca de 46,2 mil menções honrosas. É uma iniciativa que contribui para o fomento do ensino da matemática num país que possui um quadro preocupante.

Hoje, o Brasil ocupa uma das oito últimas posições no ranking de matemática do Programa Internacional de Avalição de Alunos (Pisa, na sigla em inglês), que envolve 85 países. Ainda assim talentos têm sido revelados por aqui, o que demonstra que há um potencial adormecido a se explorar. No ano passado, o pesquisador carioca Artur Ávila Cordeiro de Melo se tornou o primeiro brasileiro a receber a medalha Fields, considerada a principal premiação internacional da matemática, equivalente ao Prêmio Nobel. Aos 35 anos, ele teve toda sua trajetória acadêmica realizada no Brasil: graduação, mestrado e doutorado.

Outro exemplo é Alan Anderson, estudante que tem no currículo diversas premiações na Obmep. Ele é de uma família simples do interior de Alagoas e teve seu talento descoberto na competição. Hoje, ele cursa o doutorado do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), antes mesmo de ter concluído a graduação em matemática na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Segundo ele, o Programa de Iniciação Científica da Obmep (que é destinado a todos os medalhistas) lhe deu uma ótima base para aprender matemática avançada.

- Confira a matéria da TV Brasil, com produção de Léo Rodrigues e reportagem de Maurício de Almeida:

 

comments powered by Disqus

 

O EDITOR


Léo Rodrigues

Repórter da Agência Brasil, formado em Comunicação Social pela UFMG em 2010. Ex-jornalista da TV Brasil e do Portal EBC, onde também atuou como editor de esportes. Diretor de documentários cujo foco de interesse é a cultura popular, entre eles os longas "Aboiador de Violas" e "Pra fazer carnaval mais uma vez". Saiba mais

 

O BLOG


O trabalho do jornalista nunca é isento. Trata-se de um exercício constante de escolhas. Para onde apontar a lupa? De que ângulo posicionaremos a lupa? Este espaço surge a partir do interesse do editor em concentrar o seu acervo de produções jornalísticas e, ao mesmo tempo, propor coberturas e reflexões sobre comunicação, sociedade, cultura e esporte. Entenda melhor a proposta

 

QUEM É O EDITOR | PROPOSTA DO BLOG | MAPA DO BLOG | AVISE ERROS | CONTATO

Alguns direitos reservados
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário.
Permitida a cópia, redistribuição e alterações desde que se conceda os devidos créditos e mencione caso alguma adaptação tenha sido realizada.
Saiba mais como funciona a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil