Portfólio do editor em

Belo Horizonte,

Mapa do Blog | Avise Erros | Contato

COMUNICAÇÃO | SOCIEDADE | CULTURA | ESPORTE

 

SOCIEDADE > SOCIEDADE E DEMOCRACIA


22/09/2015 - Sociedade e democracia
Livro resgata ocupação da zona sul do Rio a partir da Lagoa Rodrigo de Freitas

A obra A Fazenda Nacional da Lagoa Rodrigo de Freitas, Claudia Gaspar e Carlos Eduardo Barata, relatam o desenvolvimento dos bairros adjacentes à lagoa, como Jardim Botânico, Horto, Gávea, Leblon, Ipanema, Lagoa e Fonte da Saudade. Suas páginas são recheadas com documentos, fotografias, pinturas e recortes de jornal que ilustram a história dessa ocupação.


21/09/2015 - Sociedade e democracia
Crescimento da energia eólica abre perspectivas para a produção doméstica

Apostar na geração de energia pela força do vento pode contribuir para amenizar os efeitos da crise energética gerada pela escassez hídrica. Atualmente, a energia eólica é a que mais cresce no Brasil. Para os próximos anos são esperados mais de 19 mil empregos, R$ 6 bilhões em investimentos e 2,7 milhões de casas abastecidas. E a geração doméstica já é uma realidade.


20/08/2015 - Sociedade e democracia
Palestra do arquiteto holandês Daan Roosegaarde inspira indústria criativa no Brasil

Daan é criador da Van Gogh Path, ciclovia iluminada inspirada no famoso quadro "A noite estrelada"; e da rodovia inteligente, que se ilumina a noite com a energia solar acumulada ao longo do dia. Ele defende o desenvolvimento da indústria criativa em diálogo com a tecnologia e a sustentabilidade. No Brasil, há iniciativa interessantes como o Grupo Zerezes e a Vimoso Móveis.


19/08/2015 - Sociedade e democracia
Cobranças polêmicas, laudêmios e foros beneficiam Estado, Igreja e até Família Real

A enfiteuse, um dispositivo jurídico do direito romano que chegou ao Brasil pelos portugueses, dá ao antigo proprietário o domínio direto sobre o imóvel, podendo cobrar o foro e o laudêmio. Estes imóveis são classificados foreiros. Atualmente há no Brasil imóveis foreiros à União, a municípios, à Igreja Católica, à Família Real e a outras famílias nobres na época do Império. Estas cobranças são cercadas de polêmicas.


06/08/2015 - Sociedade e democracia
Ong lança campanha para que João Cândido seja reconhecido como herói nacional

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, visitou nesta quarta (05/08) a Ong Casa da Cultura da Baixada Fluminense. Ele conheceu um trabalho de mais de 20 anos envolvendo a história de João Cândido, o líder da Revolta da Chibata. O movimento do início do século XX teve como principal reivindicação o fim dos castigos corporais que vigoravam na Marinha. A Ong defende o reconhecimento do marinheiro como herói nacional.


25/07/2015 - Sociedade e democracia
Estatuto do Torcedor: partida entre Corinthians e Atlético-MG pode parar na justiça

Um dos cerca de 1,5 mil atleticanos que foram barrados na entrada do Itaquerão no último sábado (18/07), o advogado Custódio Neto se movimenta para acionar judicialmente a CBF e Corinthians, clube que acusa de descumprir o Estatuto do Torcedor (Lei 10.671/2003). Ele questiona por que os torcedores do Atlético-MG não tiveram garantido o prazo obrigatório de 72 horas antes da partida para início da venda de ingressos.


17/07/2015 - Sociedade e democracia
Intervenção artística relembra os dois anos do desaparecimento de Amarildo

Na semana em que se completam dois anos do sumiço do ajudante de pedreiro Amarildo, o professor universitário e artista performático Stênio Soares faz uma intervenção no centro do Rio de Janeiro. A iniciativa envolve uma caminhada pelas vias mais movimentadas convocando os pedestres para marcarem o corpo do artista utilizando um marcador com tinta trazendo a frase "Cadê Amarildo?".


09/07/2015 - Sociedade e democracia
Trabalhos da Comissão da Verdade e da Comissão de Anistia dão origem a filmes

Graças ao levantamento de novas informações do regime militar a partir de trabalhos da Comissão Nacional da Verdade e da Comissão de Anistia, novos materiais literários e audiovisuais vêm sendo produzidos, ajudando a revelar mais detalhes das atrocidades praticadas no período. Porém, ainda não se vislumbra uma mudança na postura do Estado, prevalecendo o silêncio sobre as graves violações de direitos humanos.


27/06/2015 - Sociedade e democracia
40 anos após o Acordo Nuclear Brasil-Alemanha, novas usinas podem sair do papel

A assinatura do Acordo Nuclear entre Brasil e Alemanha está completando 40 anos. Para marcar a data, a TV Brasil produziu duas reportagens que resgatam a memória e abordam a situação da energia nuclear no país. Atualmente, Angra dos Reis concentra as duas usinas instaladas em solo nacional e tem uma terceira com obras em curso. Mas há promessas de novas apostas em outras cidades do Sudeste e também no Nordeste.


05/06/2015 - Sociedade e democracia
Poluição em pauta: alunos da UFRJ fazem arte com lixo da Baía de Guanabara

Lembrando a Semana Nacional do Meio Ambiente, o Parque Tecnológico da UFRJ foi tomado pela exposição "O mar não tá pra peixe". A mostra reúne obras produzidas por alunos e professores da Escola de Belas Artes a partir de material recolhido da Baía de Guanabara, que será palco das competições de vela nas Olimpíadas de 2016.


26/03/2015 - Sociedade e democracia
Em tempos de crise da água, obras do Rio 2016 transitam entre exemplo e polêmica

A preocupação com a sustentabilidade nas Olimpíadas 2016 tem sido enfatizada por autoridades do COI e do governo brasileiro. No entanto, no momento em que o país atravessa uma crise hídrica, é possível observar que há projetos mais e menos comprometidas com o racionamento da água. Enquanto a obra da Linha 4 do Metrô é referência, outras construções são polêmicas com alto gasto de água e promessas não cumpridas.


04/03/2015 - Sociedade e democracia
Swissleaks: contas do HSBC na Suíça reveladas em vazamento será tema de CPI

O escândalo teve origem a partir do vazamento, por um ex-funcionário do HSBC, de uma lista com milhares de nomes de clientes da agência do sediada na Suíça. As informações correspondem a contas que estavam abertas no período entre 2006 e 2007. O senador Randolfe Rodrigues (PSOL/AP) conseguiu o apoio necessário para a criação de uma CPI que investigue as suspeitas de sonegação e evasão fiscal.


03/02/2015 - Sociedade e democracia
Rio tem 32 vítimas de balas perdidas em um mês e reforça debate do desarmamento

Foram pelo menos 32 vítimas de balas perdidas no mês de janeiro, números que assustam. Em média, 12 pessoas morrem de bala perdida todos os meses no Rio segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP/RJ). E o panorama da política de desarmamento diante dessa situação? Como anda?


03/02/2015 - Sociedade e democracia
Prefeitura de Niterói terá que remanejar moradores e remover casas de área de risco

A Justiça do Rio determinou a adoção de medidas para minimizar riscos em encosta do bairro Santa Bárbara. A decisão prevê remanejamento de moradores e demolição de casas. Nos últimos anos, Niterói ocupou o noticiário nacional algumas vezes devido a situação das encostas. Em 2010, um deslizamento no Morro do Bumba matou 267 pessoas. O Ministério Público move, desde 2011, ações envolvendo as áreas de risco da cidade.


14/01/2015 - Sociedade e democracia
Obra e trajetória de Augusto Boal é apresentada em exposição multimídia no Rio

O Circuito Cultural do Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro, traça um perfil da vida e obra de Augusto Boal, abordando quase 60 anos de atividades dentro e fora do Brasil, incluindo o Teatro de Arena, o Show Opinião e o Teatro do Oprimido. Inaugurada nesta terça (13/01), a exposição estará aberta ao público até 16 de março.


10/01/2015 - Sociedade e democracia
ARTIGO | Liberté, Egalité, Fraternité: reflexão sobre o caso Charlie Hebdo

Muito defensor de Liberté pra pouco defensor de Egalité e Fraternité. Assim resumiu uma amiga os debates que se seguiram após o ataque ao jornal francês Charlie Hebdo. O terrorismo não é justificável e nem tampouco o humor pode ter carta branca. Infelizmente, há sempre os bastiões do "absolutismo da liberdade de expressão", que é tão perigoso quanto essa mesma censura prévia, ideológica e econômica que dizem combater.


08/01/2015 - Sociedade e democracia
Antigas estatais, hoje privatizadas, escondem documentos do período militar

Empresas brasileiras que eram estatais na época da ditadura militar e que teriam colaborado com os órgãos de repressão do estado vêm se negando a liberar documentos desse período a pesquisadores. O Arquivo Nacional e Comissão Estadual da Verdade (CEV-Rio) tentam fazer com que firmas como a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Usiminas e Embraer entreguem esse material - obrigação prevista em lei de 1991.


23/12/2014 - Sociedade e democracia
Historiadores traduzem autobiografia de ex-escravo que viveu no Brasil

Baquaqua trabalhou como escravo em Pernambuco e no Rio de Janeiro, antes de conseguir escapar em Nova Iorque. Publicou um livro em Detroit de valor inestimável, já que não há no Brasil um acervo de escritos autobiográficos deixados pelos escravos. O conteúdo do escrito joga por terra a velha ideia de escravos submissos, que só apanhavam e trabalhavam.


23/12/2014 - Sociedade e democracia
Consumidores cariocas não tomam cuidados básicos ao comprar brinquedos infantis

Levantamento realizado na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) apontou que apenas 43% dos consumidores cariocas observam informações impressas nos produtos, como selo de qualidade do Inmetro ou mesmo aviso sobre idade ideal das crianças para aquele brinquedo.


25/11/2014 - Sociedade e democracia
Exposição inspirada em livro da SBPC homenageia as brasileiras pioneiras na ciência

A história das mulheres que contribuíram para o desenvolvimento científico do país é tema da exposição Pioneiras da ciência no Brasil, no Museu Ciência e Vida, em Duque de Caxias-RJ. A mostra é inspirada em um livro editado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Ao contar a trajetória de vida dessas cientistas, o objetivo é estimular a reflexão sobre a igualdade de gênero e desfazer preconceitos da sociedade.


25/11/2014 - Sociedade e democracia
Site disponibiliza imagens de milhares de câmeras de segurança particulares

Um site denominado Insecam, supostamente baseado na Rússia, está disponibilizando na web acessos às imagens de cerca de 20 mil câmeras espalhadas em 152 países. Destas, 291 estão no Brasil. A iniciativa expõe a vulnerabilidade do sistema e provoca o debate sobre a proteção de dados privados na internet. Pela legislação brasileira, o autor do site poderia ser condenado a prisão, por um período entre três meses e um ano.


21/10/2014 - Saúde
Ferramenta online de busca de carroceiros contribui para gerar de renda

O buscador online "Burro sem Rabo", premiado na Campus Party 2014, será em breve transformado em aplicativo de celular nos moldes do Easy Taxi. Você localiza o carroceiro mais próximo e ele te atende. Serve para recolhimento de entulho, transporte de peças pesadas ou entrega domiciliar, entre outros. Além de beneficiar o cliente, a ferramenta vem contribuindo com os carroceiros, aumentando a demanda e gerando mais renda.


07/10/2014 - Sociedade e democracia
Comunidade se mobiliza para evitar despejo do Museu da Maré

O Museu da Maré é atualmente uma referência internacional de museu comunitário. Ele guarda uma memória viva da trajetória de ocupação da região. Considerado um exemplo do que vem sendo chamado de museologia social, recebe anualmente a visita de pesquisadores de diversos países. Mas seu futuro é incerto. O Grupo Libra, proprietário do imóvel, informou que não tem interesse em renovar a cessão do espaço.


26/09/2014 - Sociedade e democracia
Na semana da mobilidade, TV Brasil apresenta panorama do uso de bicicletas no país

Ciclovias e ciclofaixas vêm ganhando espaço nos centros urbanos: a série de reportagens "Pedalar é preciso" discute os avanços, as polêmicas e as perspectivas. A produção foi motivada pela comemoração do Dia Mundial sem Carro, que é celebrado em diversos países no dia 22 de outubro. A partir desta data, é também celebrada a semana da mobilidade urbana.


16/09/2014 - Sociedade e democracia
Rio ganha catálogo online de ferramentas voltadas para a democracia participativa

O Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS Rio) lançou recentemente uma espécie de catálogo colaborativo (conhecido como "wiki") de todas as ferramentas voltadas para a democracia participativa, como o Avazz, plataforma para abaixo-assinados online, e o Meu Rio, que foi um dos eixos de mobilização para aprovação da Lei da Ficha Limpa.


18/07/2014 - Sociedade e democracia
Na Baía de Sepetiba, ThyssenKrupp CSA completa 4 anos sem licença de operação

A Thyssenkrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico (TSKCA) completou 4 anos de funcionamento na Baía de Sepetiba (distrito de Santa Cruz), no Rio de Janeiro, mas até hoje não possui Licença de Operação. Sua situação vem sendo fruto de divergência. Enquanto a Fiocruz prepara um relatório que contraria parecer da Secretaria de Estado do Ambiente, ativistas e moradores chamam atenção para os impactos na região.


21/05/2014 - Sociedade e democracia
Associação de Stand-Up Paddle cobra regulamentação do esporte em Copacabana

Há 2 anos, responsáveis pela prática de Stand-Up Paddle na praia de Copacabana encaminharam ao Governo do Rio um projeto para a regularização, mas seguem escutando promessas sem nenhum avanço concreto. Além de deixá-los vulneráveis, a ausência de regulamentação coloca em risco a segurança dos usuários, pois não há nenhuma obrigatoriedade de utilização de equipamento de segurança.


19/05/2014 - Sociedade e democracia
Ilha do Governador: exemplo do baixo aproveitamento do potencial hidroviário do Rio

A paralisação dos rodoviários do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense demonstrou mais uma vez a necessidade de se diversificar o sistema de transportes de uma zona metropolitana onde a dinâmica do dia-a-dia depende do tráfego de moradores para localidades distantes. Além do BRT e do metrô, uma alternativa a ser debatida é a mobilidade hidroviária, se aproveitando sobretudo da Baía de Guanabara. Ao redor da baía, estão 16 municípios somando 80% da população de todo o estado.


16/05/2014 - Sociedade e democracia
Abandonada pela Suderj, Vila Olímpica do Sampaio sobrevive com ajuda voluntária

A Vila Olímpica do Sampaio, uma das mais equipadas do estado, possui salão, quadra polivalente, campo de futebol e piscina semi-olímpica. Ela é administrada pela Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj) e, graças a um convênio que havia sido firmado com a Faculdade Celso Lisboa, a comunidade vinha recebendo cursos gratuitos. Atualmente a estrutura está bastante degradada e os contratos dos professores têm futuro indefinido.


24/04/2014 - 17:38 - Sociedade e democracia
Fifa não explica como irá explorar estúdios de TV de R$3,8 milhões em Copacabana

Quem está acostumado a transitar pelo Posto 6 em Copacabana convive agora com um intruso na paisagem. Uma enorme estrutura está sendo erguida para abrigar um complexo com dez estúdios de televisão. Dali, emissoras estrangeiras poderão gravar seus programas aproveitando o cenário da mais famosa praia da cidade. O que surpreende é o volume dos recursos: a Rio Eventos, empresa pública da Prefeitura do Rio de Janeiro, está investindo R$3,8 milhões na estrutura temporária que será administrada pela Fifa.


22/04/2014 - Sociedade e democracia
JK era monitorando pelos Estados Unidos durante a ditadura

Um projeto realizado em parceria entre a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade de Brown, nos EUA, está colocando a disposição do público um acervo de quase 10 mil documentos oficiais do governo estadunidense sobre a ditadura no Brasil. O projeto custou US$ 75 mil e possibilita compreender melhor as relações entre os dois países.


14/04/2014 - Sociedade e democracia
Moradores da Tijuca protestam contra o aumento da violência no bairro

Moradores da Tijuca realizaram nesta segunda-feira (14/04) uma passeata contra a violência crescente no bairro. O protesto, convocado através das redes sociais, começou a ser organizado após a morte do publicitário Daniel Pereira, no dia 28 de março, após sacar R$ 10 mil em uma agência bancária. Na noite da última segunda (07/04), o ato ganhou mais uma motivação, após o professor de educação física Silvio José Correia Travancas ter sido assassinado por assaltantes na saída de uma padaria.


19/03/2014 - Sociedade e democracia
Falcões adestrados reduzem chance de acidentes no Galeão

Há mais de três meses o Aeroporto do Galeão não registra nenhuma colisão entre aviões e pássaros. O fato se deve à atuação de 16 aves de rapina, entre falcões e gaviões, treinadas para afugentar e capturar pássaros que rodeiam a área utilizada pelas aeronaves. Os animais capturados passam por veterinários e são soltos no Parque Natural do Gericinó, em Nilópolis.


17/02/2014 - Sociedade e democracia
A dois anos das Olimpíadas 2016, esgoto na Marina da Glória preocupa velejadores

A Marina da Glória receberá, em agosto deste ano, o primeiro teste para as regatas dos Jogos Olímpicos de 2016. A seis meses do evento, ainda não foi solucionado o problema do despejo irregular de esgoto na região.


05/02/2014 - Sociedade e democracia
Fotógrafo italiano e documentarista brasileiro registram rotina na cracolândia paulista

Durante um ano, o fotógrafo italiano Alessio Ortu, de 32 anos, e o documentarista brasileiro Humberto Bassanelli visitaram quinzenalmente uma região frequentada por usuários de crack no centro de São Paulo. Enquanto andava pelo local, o fotógrafo puxava conversa com os viciados e produzia imagens que retratavam a degradação física, mental e moral. Por sua vez, o documentarista registrava em sua câmera o encontro de Alessio com aquelas pessoas. Deste trabalho, surgiu um livro e um filme, ambos com o nome Simulacrum Praecipitii - a visão do abismo.


05/02/2014 - Sociedade e democracia
Cartunista Henfil faria setenta anos hoje

No dia 5 de fevereiro de 2014, Henfil faria 70 anos. O cartunista é o criador de tirinhas famosas nos anos 80 e 90, como a Graúna, o Fradim Cumprido e o Fradim Baixim. É dele também o desenho de mascotes de grandes times de futebol, como o urubu do Flamengo.


21/01/2014 - Sociedade e democracia
Pesquisa revela perfil de jovens da nova classe média

Uma pesquisa do Instituto Data Popular traçou o perfil da juventude da nova classe média brasileira, também chamada de Geração C. O levantamento foi realizado com jovens entre 18 e 30 anos que recebem salários de até R$1.020 e representam 55% dos brasileiros dessa idade. 71% deles estudaram mais que os seus pais e 85% desses jovens creem que um diploma universitário pode ajudá-los a melhorar de vida.


01/01/2014 - Sociedade e democracia
Medida da ANP visa reduzir quantidade de gases tóxicos no combustível

A partir de 1º de janeiro de 2014, o teor de enxofre da gasolina e do óleo diesel produzidos no Brasil passa a ser menor. Aprovada pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), a mudança na composição química dos combustíveis visa contribuir para a redução das emissões de gases poluentes, beneficiando o meio ambiente e a saúde humana.


25/12/2013 - Sociedade e democracia
Produção de energia solar em casa pode render desconto na conta de luz

A geração descentralizada de energia ainda é um desafio para o Brasil. O assunto está diretamente ligado à Resolução nº 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em vigor desde abril de 2012. Segundo a medida, o consumidor que gera energia solar em sua casa pode emprestar parte da sua produção às companhias energéticas, recebendo em troca descontos na conta de luz. O problema é que o programa ainda não alcançou uma ampla adesão: segundo o site da Aneel apenas 37 consumidores em todo o Brasil se tornaram agentes de geração de energia.


29/11/2013 - Sociedade e democracia
Justiça do Rio nega arquivamento da investigação de ação policial na Favela do Rôla

O juiz Fábio Uchôa, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, anunciou nesta sexta (29/11) que irá negar o pedido do Ministério Público para arquivar o inquérito de uma operação policial realizada na Favela do Rôla em maio de 2012. O magistrado tomou a decisão após assistir o vídeo completo da ação, que mostra policiais em um helicóptero atirando por mais de trinta minutos em direção a um barraco. Na ocasião, seis pessoas foram mortas.


 

<   página anterior   próxima página >

 

 

O EDITOR


Léo Rodrigues

Repórter da Agência Brasil, formado em Comunicação Social pela UFMG em 2010. Ex-jornalista da TV Brasil e do Portal EBC, onde também atuou como editor de esportes. Diretor de documentários cujo foco de interesse é a cultura popular, entre eles os longas "Aboiador de Violas" e "Pra fazer carnaval mais uma vez". Saiba mais

 

O BLOG


O trabalho do jornalista nunca é isento. Trata-se de um exercício constante de escolhas. Para onde apontar a lupa? De que ângulo posicionaremos a lupa? Este espaço surge a partir do interesse do editor em concentrar o seu acervo de produções jornalísticas e, ao mesmo tempo, propor coberturas e reflexões sobre comunicação, sociedade, cultura e esporte. Entenda melhor a proposta

 

QUEM É O EDITOR | PROPOSTA DO BLOG | MAPA DO BLOG | AVISE ERROS | CONTATO

Alguns direitos reservados
Todo o conteúdo deste blog está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário.
Permitida a cópia, redistribuição e alterações desde que se conceda os devidos créditos e mencione caso alguma adaptação tenha sido realizada.
Saiba mais como funciona a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil