Portfólio do editor em

Belo Horizonte,

Mapa do Blog | Avise Erros | Contato

COMUNICAÇÃO | SOCIEDADE | CULTURA | ESPORTE

 

SOCIEDADE > EDUCAÇÃO


30/09/2014 - Educação
Senac leva curso de gastronomia às comunidades do Rio de Janeiro

O Complexo do Caju, na zona norte do Rio de Janeiro, recebeu ontem (29/10) a Carreta Escola de Gastronomia do Senac/RJ, uma cozinha profissional que também é um ambiente de aprendizado móvel. No espaço, os alunos inscritos fazem cursos variados na área e aprendem técnicas de utilização de ingredientes de qualidade, higienização e conservação de alimentos, bom atendimento aos clientes e gestão do negócio.


21/08/2014 - Educação
Pais e alunos se mobilizam contra falta de docentes no Colégio Aplicação da UERJ

Pais de alunos, professores e funcionários do Colégio Aplicação da UERJ (CAp / UERJ) estão se mobilizando contra a falta de docentes na instituição. Algumas disciplinas foram suspensas e alunos estão ficando ociosos em alguns horários. Eles também denunciam que metade dos professores está sob o regime de contratação temporária.


25/02/2014 - Educação
Três universidades federais buscam repensar o estudo da ditadura nas escolas

No ano do cinquentenário do golpe militar, o ensino da ditadura nas aulas de história está em revisão. Pesquisadores da UFPE, UFRGS e UFRJ estão empenhados em colocar à disposição dos estudantes um conteúdo menos superficial e mais próximo de questões sensíveis como a perseguição política e as práticas de tortura executadas pelo regime militar.


03/12/2013 - Educação
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas: seis mil alunos premiados

O Instituto Brasileiro de Matemática Pura e Aplicada (Impa) anunciou os vencedores da 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Foram premiados um total de seis mil alunos, com 500 medalhas de ouro, 900 de prata, 4600 de bronze, e até 46.200 certificados de menção honrosa serão concedidos.


20/05/2013 - 18:32 - Educação
Comissão que apura trote na UFMG entrega relatório

A comissão de sindicância que apura responsabilidades no trote realizado na Faculdade de Direito da UFMG já concluiu seu relatório. Segundo a assessoria de comunicação da universidade, o documento foi encaminhado para a Procuradoria Federal que terá entre 15 e 30 dias para emitir um parecer sobre a legalidade do processo. Enquanto durar a análise do relatório final, seu conteúdo seguirá em sigilo.


19/04/2013 - 17:32 - Educação
Comissão pede mais 30 dias para apurar responsáveis pelo trote da UFMG

O relatório da comissão de sindicância que apura responsabilidades no trote realizado na Faculdade de Direito da UFMG deverá ser entregue somente no dia 20 de maio, conforme solicitação dos professores que estão realizando a investigação. O prazo inicial era hoje (19), mas o regimento interno da universidade prevê a possibilidade de um adiamento por 30 dias, caso seja necessário mais tempo para levantar informações.


11/04/2013 - 19:04 - Educação
Comissão tem autonomia para investigar influência de organizações em trote na UFMG

Os trabalhos da Comissão de Sindicância instituída para apurar o trote da Faculdade de Direito da UFMG tem prazo inicial para serem concluídos em 19 de abril, podendo ser prorrogado por mais 30 dias. A vice-reitora da UFMG, Rocksane Norton, diz que o processo é conduzido em sigilo e a metodologia adotada só será apresentada no relatório final. Ainda assim, ela alega que, dependendo da evolução da investigação, a influência de organizações externas no trote pode ser analisada.


01/04/2013 - Educação
Em débito permanente

Universidades federais se esmeram em oferecer uma resposta à altura das demandas propostas pela sociedade que as financia. Projetos de extensão, ações afirmativas, eventos culturais, desenvolvimento tecnológico e serviços de saúde são algumas formas de retribuir o investimento público recebido.


27/03/2013 - 12:54 - Educação
UFRJ: e-mail enviado por diretor causa polêmica

Um e-mail enviado na última segunda (25) pelo diretor da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ericksson Rocha e Almendra, gerou repercussão entre o corpo discente da instituição. A mensagem, que trazia um alerta sobre as punições cabíveis a organizadores de trotes, foi encaminhada a todos os estudantes de graduação matriculados nas variadas engenharias. O trecho do texto que causou polêmica chama atenção para a existência de alunos que chegam à matrícula com cabelos raspados e que parte deles deseja levar trote, “uma mostra de quão atrasadas culturalmente são suas regiões”.


19/03/2013 - 19:19 - Educação
Faculdade de Direito da UFMG institui comissão de sindicância para apurar trote

A diretora da Faculdade de Direito da UFMG, Amanda Flávio de Oliveira, assinou nesta terça (19/03) a portaria que nomeia os integrantes da comissão de sindicância criada para apurar responsabilidades no trote realizado no dia 15 de março. Nos últimos dias, circularam na internet fotos do episódio, gerando repúdio de inúmeros internautas, que acusaram estudantes de práticas preconceituosas.


18/03/2013 - 18:39 - Educação
UFMG vai investigar trote do curso de direito e pode punir alunos

A direção da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) divulgou nota de repúdio ao trote ocorrido na Faculdade de Direito no último dia 15. Fotos que circulam nas redes sociais mostram uma estudante pintada com tinta marrom segurando uma placa onde está escrito “Caloura Chica da Silva”. Ela está com as mãos amarradas e um outro aluno segura a outra ponta de uma corrente de ferro.


08/03/2013 - Educação
Especial do Dia Internacional da Mulher

Em 1977, a Unesco oficializou o 8 de março como o Dia Internacional da Mulher. A iniciativa dava respaldo a um costume do movimento feminista mundial que já celebrava a data desde a realização da Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, que ocorreu na Dinamarca, em 1910. Em homenagem a elas, o Portal EBC publicou um mosaico de entrevistas com mulheres que foram pioneiras em suas áreas.


07/03/2013 - 15:14 - Educação
Vanessa Guimarães, primeira reitora da UFMG, fala sobre ascensão da mulher ao poder

Primeira reitora da UFMG e primeira presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). É o que aponta o currículo da professora Vanessa Guimarães. Nesta entrevista, a hoje consultora em educação falou um pouco de sua trajetória.


11/05/2012 - Educação
O direito de greve sufocado: quando os Maristas traem os próprios princípios

O assunto já não preenche as páginas dos jornais. Evaporou-se como se alguma solução tivesse sido encontrada. Mas não. A corrida pela justiça mantém as professoras de história Jacqueline Cavaca Soares Pontes e Márcia Cristina Gonçalves Braga mobilizadas. Elas recorreram ao Ministério Público e buscam indenização por assédio moral, além de reintegração ao quadro de docentes do Colégio Marista Dom Silvério, que as demitiu por participarem da greve proclamada em 22 de março.


01/03/2012 - Educação
Quando os médicos passam por um exame decisivo

O período de formatura é sempre repleto de comemorações por mais uma etapa concluída. Alguns novos profissionais chegam a prolongar os festejos com uma viagem ou um período de descanso. No entanto, isso não é muito comum entre os recém-formados do curso de Medicina. É que muitos deles logo se debruçam mais uma vez sobre os livros, a fim de se prepararem para o novo desafio que se aproxima: o concurso para ingressar na residência médica. Especialistas consideram cursinhos dispensáveis e dão dicas para lidar com a ansiedade.


 

<   página anterior   próxima página >

 

 

O EDITOR


Léo Rodrigues

Repórter da Agência Brasil, formado em Comunicação Social pela UFMG em 2010. Ex-jornalista da TV Brasil e do Portal EBC, onde também atuou como editor de esportes. Diretor de documentários cujo foco de interesse é a cultura popular, entre eles os longas "Aboiador de Violas" e "Pra fazer carnaval mais uma vez". Saiba mais

 

O BLOG


O trabalho do jornalista nunca é isento. Trata-se de um exercício constante de escolhas. Para onde apontar a lupa? De que ângulo posicionaremos a lupa? Este espaço surge a partir do interesse do editor em concentrar o seu acervo de produções jornalísticas e, ao mesmo tempo, propor coberturas e reflexões sobre comunicação, sociedade, cultura e esporte. Entenda melhor a proposta

 

QUEM É O EDITOR | PROPOSTA DO BLOG | MAPA DO BLOG | AVISE ERROS | CONTATO

Alguns direitos reservados
Todo o conteúdo deste blog está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário.
Permitida a cópia, redistribuição e alterações desde que se conceda os devidos créditos e mencione caso alguma adaptação tenha sido realizada.
Saiba mais como funciona a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil