Portfólio do editor em

Belo Horizonte,

Mapa do Blog | Avise Erros | Contato

COMUNICAÇÃO | SOCIEDADE | CULTURA | ESPORTE

 

SOCIEDADE > MOVIMENTOS SOCIAIS


29/11/2012 - 08:20 - Movimentos sociais
Encontro em defesa da Palestina conta com mais de 140 atividades

Até o próximo sábado (01/12), o centro de Porto Alegre será palco de mais de 140 atividades, entre debates, palestras, marchas, assembleias e apresentações culturais. A diversidade da programação do Fórum Social Mundial Palestina Livre se deve ao formato do evento: qualquer organização poderia propor e realizar uma atividade autogestionada.


28/11/2012 - Movimentos sociais
Fotos do primeiro dia do Fórum Social Mundial Palestina Livre

Confiras imagens do primeiro dia do Fórum Social Mundial Palestina Livre. O evento acontece em Porto Alegre até sábado (01/12) e conta com delegações de mais de 30 países. A EBC fará uma cobertura exclusiva do Fórum.


27/11/2012 - 13:34 - Movimentos sociais
Situação da Palestina será debatida durante Fórum Social temático em Porto Alegre

A partir desta quarta-feira (28/11), delegações de mais de 30 países chegam a Porto Alegre (RS) para participar do Fórum Social Mundial Palestina Livre. O objetivo do evento, que acontece até sábado (01/12), é prestar solidariedade aos palestinos e dar visibilidade ao panorama atual da situação em que se encontram. Na semana passada, os organizadores do Fórum divulgaram um vídeo com pessoas de diversos países que se mobilizam para o evento.


23/11/2012 - 12:38 - Movimentos sociais
Eduardo Galeano critica postura de Israel nos conflitos da Faixa de Gaza

O escritor e jornalista uruguaio Eduardo Galeano escreveu artigo, nesta quinta-feira (22), no qual critica a postura de governo israelense durante o conflito com os palestinos na Faixa de Gaza. No texto, ele considera que o país age sem se preocupar com as várias mortes de civis e crianças e pergunta "quem deu a Israel o direito de negar todos os direitos”.


20/11/2012 - 13:35 - Movimentos sociais
Mapa dos Quilombos: a geografia da resistência

Um eldorado negro. Esse é o título da canção composta por Gilberto Gil em homenagem aos quilombos. A referência à riqueza dessas comunidades não é gratuita. Embora pesem as dificuldades financeiras e econômicas, as populações quilombolas guardam valiosos patrimônios: conhecimentos de plantas medicinais, técnicas produtivas de agricultura familiar, registro oral da história de povos negros do Brasil e uma enorme efervescência cultural que abrange a culinária, os cantos, os cultos, as festas e diversos outros tipos de manifestações.


20/11/2012 - 13:26 - Movimentos sociais
Conheça a história da luta das comunidades quilombolas pela posse de suas terras

O primeiro passo para que os quilombolas alcançassem o direito à propriedade se deu no processo constituinte de 1988. A mobilização popular do movimento negro garantiu que a Constituição Federal colocasse a questão na agenda dos debates políticos. O artigo 68 definiu que “aos remanescentes das comunidades dos quilombos que estejam ocupando suas terras é reconhecida a propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes os respectivos títulos”.


20/11/2012 - 13:16 - Movimentos sociais
Como as comunidades quilombolas podem obter a titulação de suas terras

Obter o título de posse de suas terras é fundamental para a preservação da cultura e do modo de vida nas comunidades quilombolas. Para dar entrada no pedido de titulação, o primeiro passo é retirar na Fundação Palmares, ligada ao Ministério da Cultura, uma certificação na qual a comunidade se autodefine como quilombola. De posse desse documento, o processo pode ser aberto no Incra.


20/11/2012 - 12:33 - Movimentos sociais
Lentidão marca o processo de titulação das terras quilombolas

Segundo o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), existem hoje cerca de 3 mil comunidades quilombolas em todo o território nacional, mas apenas 193 possuem a título de posse das terras que ocupam. A lentidão no processo de titulação é histórica. O primeiro título foi concedido somente em 1995, somente sete anos após a promulgação da Constituição Federal de 1988.


20/11/2012 - 11:49 - Movimentos sociais
Você sabe o que é um quilombo?

A primeira imagem que vem à cabeça quando se fala em quilombo é, provavelmente, uma comunidade formada por escravos fugidos nos séculos 17, 18 e 19. Tal noção tem como referência automática o episódio da história tupiniquim que culminou na formação do Quilombo dos Palmares, no estado de Alagoas. Ali, um conjunto de rebeldes africanos e descendentes decidiu lutar pela liberdade sob a liderança de Zumbi. Atualmente, porém, a noção de quilombo é mais complexa do que supõe o senso comum.


06/06/2012 - Movimentos sociais
Ato Médico: "são nas brechas que se encontram os perigos", analisa psicóloga

Três ônibus saíram de Belo Horizonte rumo à manifestação contra o Ato Médico realizada em Brasília na úlima quarta-feira, 30 de maio. Profissionais de diversas categorias temem pela autonomia de suas profissões, caso sejam aprovados o Projeto de Lei do Senado (PLS) 268/2002 e o Projeto de Lei (PL) 7703/2006, conhecidos como "Ato Médico”.


06/06/2012 - Movimentos sociais
Manifestação contra o Ato Médico reúne profissionais e estudantes em Brasília

Na última quarta-feira, 30 de maio, a Frente Mineira de Defesa da Saúde marcou presença na manifestação realizada em Brasília contra o Ato Médico. A iniciativa reuniu cerca de 3 mil profissionais e estudantes de Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Serviço Social, entre outros.


11/05/2012 - Movimentos sociais
O direito de greve sufocado: quando os Maristas traem os próprios princípios

O assunto já não preenche as páginas dos jornais. Evaporou-se como se alguma solução tivesse sido encontrada. Mas não. A corrida pela justiça mantém as professoras de história Jacqueline Cavaca Soares Pontes e Márcia Cristina Gonçalves Braga mobilizadas. Elas recorreram ao Ministério Público e buscam indenização por assédio moral, além de reintegração ao quadro de docentes do Colégio Marista Dom Silvério, que as demitiu por participarem da greve proclamada em 22 de março.


11/05/2012 - Movimentos sociais
Famílias resistem à reintegração de posse no terreno da Ocupação Eliana Silva

Na manhã desta sexta-feira, 11 de maio, a Ocupação Eliana Silva amanheceu cercada por policiais militares prontos para cumprir um mandato de reintegração de posse. Situada em Belo Horizonte, na Região do Barreiro, especificamente na Rua Perimetral, lá estão acampadas cerca de 350 famílias desde o dia 21 de abril. Elas resistem e buscam negociação com os organismos públicos.


11/05/2009 - Movimentos sociais
Expedicionários da revitalização

"Navegar é preciso”, anunciava o general romano Pompeu, cerca de 70 anos antes de Cristo. Ele se dirigia aos marinheiros que se recusavam a entrar no navio que partia para a guerra. Apropriada com um novo sentido, a frase parece mover a equipe do Projeto Manuelzão, que iniciou, na última sexta-feira, 8 de maio, a Expedição pelo Velhas 2009. Médicos, biólogos, geógrafos, jornalistas, artistas, professores e estudantes formaram um exército que está navegando pelo Rio das Velhas, dando continuidade à cruzada pela revitalização de suas águas.


02/03/2008 - Movimentos sociais
Estudantes lançam candidatura de Ouro Preto à sede da VI Bienal da UNE

A diretoria da União Nacional dos Estudantes (UNE) aprovou o tema da VI Bienal de Arte, Ciência e Cultura: a formação do povo brasileiro. Compreendendo a importância de se debater o tema aprovado e levando em consideração a riqueza cultural de sua região, os estudantes mineiros mobilizados em torno da União Estadual dos Estudantes (UEE-MG) lançaram uma campanha para que a próxima Bienal, em janeiro de 2009, aconteça em Minas Gerais, especificamente na cidade de Ouro Preto.


 

<   página anterior      

 

 

O EDITOR


Léo Rodrigues

Repórter da Agência Brasil, formado em Comunicação Social pela UFMG em 2010. Ex-jornalista da TV Brasil e do Portal EBC, onde também atuou como editor de esportes. Diretor de documentários cujo foco de interesse é a cultura popular, entre eles os longas "Aboiador de Violas" e "Pra fazer carnaval mais uma vez". Saiba mais

 

O BLOG


O trabalho do jornalista nunca é isento. Trata-se de um exercício constante de escolhas. Para onde apontar a lupa? De que ângulo posicionaremos a lupa? Este espaço surge a partir do interesse do editor em concentrar o seu acervo de produções jornalísticas e, ao mesmo tempo, propor coberturas e reflexões sobre comunicação, sociedade, cultura e esporte. Entenda melhor a proposta

 

QUEM É O EDITOR | PROPOSTA DO BLOG | MAPA DO BLOG | AVISE ERROS | CONTATO

Alguns direitos reservados
Todo o conteúdo deste blog está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário.
Permitida a cópia, redistribuição e alterações desde que se conceda os devidos créditos e mencione caso alguma adaptação tenha sido realizada.
Saiba mais como funciona a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil