Portfólio do editor em

Belo Horizonte,

Mapa do Blog | Avise Erros | Contato

COMUNICAÇÃO | SOCIEDADE | CULTURA | ESPORTE

 

SOCIEDADE > MOVIMENTOS SOCIAIS


23/04/2013 - 16:48 - Movimentos sociais
Bordados ajudam a revelar perfil do líder da Revolta da Chibata

A história pode ser contada na ponta da agulha. É o que atesta duas obras recuperadas em São João Del-Rei (MG). São toalhas bordadas por João Cândido, que liderou a Revolta da Chibata, quando diversos marinheiros se mobilizaram em 1910 contra os castigos corporais da Marinha brasileira. Os bordados, que faziam parte do acervo de um museu desativado, deverão passar por um processo de restauração com recursos do PAC das Cidades Históricas, programa coordenado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).


23/04/2013 - 16:46 - Movimentos sociais
São João Del-Rei recupera bordados de João Cândido, líder da Revolta da Chibata

O marinheiro João Cândido, protagonista de um movimento que amedrontou toda a cidade do Rio de Janeiro em 1910, tinha o hábito de bordar. A evidência concreta está em São João Del-Rei (MG), onde se encontram duas toalhas bordadas pelo líder da Revolta da Chibata. Elas fazem parte do acervo do Museu Tomé Portes Del-Rei, que estava desativado e será reaberto ao público.


18/04/2013 - 21:07 - Movimentos sociais
Além da Inconfidência Mineira: conheça outras revoltas do período colonial

No dia 21 de abril de 1792, Tiradentes foi enforcado no Rio de Janeiro. Atualmente lembrada como feriado nacional, a data se tornou símbolo da luta pela Independência do Brasil. Mas a Inconfidência Mineira não foi o único movimento do período colonial que aspirava a libertação do domínio português.


22/01/2013 - 12:13 - Movimentos sociais
UNE quer que o forró seja considerado patrimônio imaterial da humanidade

Durante a 8ª Bienal de Arte e Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE), que começa hoje em Recife e Olinda (PE), os universitários irão lançar uma campanha para que o forró seja considerado patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). A lista de patrimônios culturais imateriais reúne, atualmente, 232 elementos de 86 países.


21/01/2013 - 12:35 - Movimentos sociais
Bienal da UNE tem recorde de trabalhos na mostra científica e tecnológica

A produção científica e tecnológica das instituições de ensino brasileiras será destaque na 8ª Bienal de Arte da União Nacional dos Estudantes (UNE), que começa amanhã (22). Foram 178 trabalhos inscritos, um crescimento expressivo se comparado com os cerca de 90 que foram recebidos pela última edição do evento. Após a análise dos trabalhos, 97 foram selecionados.


18/01/2013 - 20:34 - Movimentos sociais
História da Bienal da UNE aponta poder de mobilização de estudantes e artistas

Criar um espaço para o diálogo entre o movimento estudantil e o movimento cultural. Foi com esse intuito que a União Nacional dos Estudantes (UNE) fundou, em 1999, a Bienal de Arte e Cultura. O evento buscava atrair estudantes que não estavam articulados na rede formal do movimento estudantil, composta por Centros e Diretórios Acadêmicos (CAs, DAs e DCEs). A inspiração vinha do Centro Popular de Cultura (CPC).


18/01/2013 - 19:15 - Movimentos sociais
Bienal da UNE começa com espetáculo gratuito sobre a vida de Luiz Gonzaga

O sanfoneiro Luiz Gonzaga é o grande homenageado da oitava edição da Bienal de Arte e Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE). O evento, que este ano será realizado em Recife (PE) e Olinda, reúne e expõe a produção cultural e científica das universidades. A abertura no dia 22 de janeiro fica por conta do musical “Gonzagão – A Lenda”, que será encenado na Praia de Casa Caiada, em Olinda.


01/12/2012 - 20:55 - Movimentos sociais
Plenária final do Fórum Social Palestina Livre propõe ações de boicote a Israel

Segundo organizadores do Fórum Social Mundial Palestina Livre, cerca de 230 organizações de todo o mundo marcaram presença em Porto Alegre. Alessandra Ceregatti, integrante da Marcha Mundial de Mulheres e da secretaria de organização do evento, explica que os frutos ainda deverão ser colhidos.


01/12/2012 - 09:21 - Movimentos sociais
Boicote a Israel é o foco da discussão no terceiro dia do Fórum

A campanha global Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS) foi lançada por palestinos e conseguiu a adesão de organizações e ativistas em todo o mundo. Os participantes defendem um boicote militar, comercial e acadêmico a Israel e já conseguiram a adesão de empresas e companhias europeias.


01/12/2012 - 10h49 - Movimentos sociais
Noite cultural no Fórum Social Palestina Livre

A cultura palestina tomou conta da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, na noite desta sexta-feira (30). A programação do Fórum Social Mundial Palestina Livre apresentou aos participantes um pouco de literatura, música e dança.


01/12/2012 - Movimentos sociais
Fotos do terceiro dia do Fórum Social Mundial Palestina Livre

Debates aconteceram espalhados em diversos lugares na região central de Porto Alegre. À noite, na Usina do Gasômetro, os participantes do Fórum desfrutaram apresentações artística de música e dança.


30/11/2012 - 20:25 - Movimentos sociais
Assista a documentário previsto na programação do Fórum Social Palestina Livre

O filme despertou o interesse de diversos participantes do Fórum Social Mundial Palestina Livre. Na hora marcada, às 18h30, cerca de 30 pessoas aguardavam na Casa de Cultura Mário Quintana a exibição do documentário Via Palestina: crônicas de uma brigada internacionalista. Entretanto, por problemas técnitos do equipamento, a projeção não aconteceu. Produzido sob a licença Creative Commons pela ALBA TV, o filme poderá ser visto aqui.


30/11/2012 - 16:06 - Movimentos sociais
Quatro eixos centralizam reivindicações no Fórum Social Mundial Palestina Livre

O movimento de solidariedade aos palestinos tem se mobilizado em torno de quatro pautas gerais. É o que conta Alessandra Ceregatti, integrante da Marcha Mundial das Mulheres e da secretaria nacional do Fórum Social Mundial Palestina Livre. Garantia do direito de retorno dos refugiados, igualdade de condições entre palestinos e israelenses que vivem em Israel, fim da colonização das terras árabes e derrubada do muro construído na Cisjordânia são os eixos centrais das reivindicações.


30/11/2012 - 13:31 - Movimentos sociais
Marcha em solidariedade à Palestina reúne 10 mil e colore as ruas de Porto Alegre

Mais de 10 mil participantes participaram da Marcha de Abertura do Fórum Social Mundial Palestina Livre. A partir das 16h30, pessoas de diferentes origens começaram a se concentrar no Mercado Público, no centro de Porto Alegre. Cartazes, roupas coloridas, bandeiras e balões mudaram a paisagem da cidade para demarcar a solidariedade à causa palestina.


29/11/2012 - 14:35 - Movimentos sociais
"Marcha dos Sem" se junta à mobilização pela Palestina

A tradicional Marcha dos Sem está engrossando as atividades do Fórum Social Mundial Palestina Livre nesta quinta-feira (29). Realizada todo ano em Porto Alegre, o ato reúne diversas organizações em um grande protesto pela justiça social. Esse ano, a concentração da marcha acontece a partir das 15h, na Praça Otávio Rocha. O lema desta edição é "Pelo fim de todos os muros", em referência à iniciativa de Israel de construir um muro na Cisjordânia.


29/11/2012 - 08:32 - Movimentos sociais
Exposição apresenta trabalho do cartunista Carlos Latuff em apoio à causa palestina

Quem chegou ontem (29) ao Fórum Social Mundial Palestina Livre, já pôde acompanhar no saguão da Usina do Gasômetro uma exposição do cartunista Carlos Latuff. O artista visitou a Palestina em 1988 e, desde então, tornou-se um militante por meio de suas charges. Ele criticou as pressões da comunidade judaica para que o Fórum não acontecesse.


 

<   página anterior   próxima página >

 

 

O EDITOR


Léo Rodrigues

Repórter da Agência Brasil, formado em Comunicação Social pela UFMG em 2010. Ex-jornalista da TV Brasil e do Portal EBC, onde também atuou como editor de esportes. Diretor de documentários cujo foco de interesse é a cultura popular, entre eles os longas "Aboiador de Violas" e "Pra fazer carnaval mais uma vez". Saiba mais

 

O BLOG


O trabalho do jornalista nunca é isento. Trata-se de um exercício constante de escolhas. Para onde apontar a lupa? De que ângulo posicionaremos a lupa? Este espaço surge a partir do interesse do editor em concentrar o seu acervo de produções jornalísticas e, ao mesmo tempo, propor coberturas e reflexões sobre comunicação, sociedade, cultura e esporte. Entenda melhor a proposta

 

QUEM É O EDITOR | PROPOSTA DO BLOG | MAPA DO BLOG | AVISE ERROS | CONTATO

Alguns direitos reservados
Todo o conteúdo deste blog está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário.
Permitida a cópia, redistribuição e alterações desde que se conceda os devidos créditos e mencione caso alguma adaptação tenha sido realizada.
Saiba mais como funciona a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil