Portfólio do editor em

Belo Horizonte,

Mapa do Blog | Avise Erros | Contato

COMUNICAÇÃO | SOCIEDADE | CULTURA | ESPORTE

 

SOCIEDADE


01/12/2012 - 09:21 - Movimentos sociais
Boicote a Israel é o foco da discussão no terceiro dia do Fórum

A campanha global Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS) foi lançada por palestinos e conseguiu a adesão de organizações e ativistas em todo o mundo. Os participantes defendem um boicote militar, comercial e acadêmico a Israel e já conseguiram a adesão de empresas e companhias europeias.


01/12/2012 - 10:49 - Movimentos sociais
Noite cultural no Fórum Social Palestina Livre

A cultura palestina tomou conta da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, na noite desta sexta-feira (30). A programação do Fórum Social Mundial Palestina Livre apresentou aos participantes um pouco de literatura, música e dança.


01/12/2012 - Movimentos sociais
Fotos do terceiro dia do Fórum Social Mundial Palestina Livre

Debates aconteceram espalhados em diversos lugares na região central de Porto Alegre. À noite, na Usina do Gasômetro, os participantes do Fórum desfrutaram apresentações artística de música e dança.


30/11/2012 - 20:25 - Movimentos sociais
Assista a documentário previsto na programação do Fórum Social Palestina Livre

O filme despertou o interesse de diversos participantes do Fórum Social Mundial Palestina Livre. Na hora marcada, às 18h30, cerca de 30 pessoas aguardavam na Casa de Cultura Mário Quintana a exibição do documentário Via Palestina: crônicas de uma brigada internacionalista. Entretanto, por problemas técnitos do equipamento, a projeção não aconteceu. Produzido sob a licença Creative Commons pela ALBA TV, o filme poderá ser visto aqui.


30/11/2012 - 16:06 - Movimentos sociais
Quatro eixos centralizam reivindicações no Fórum Social Mundial Palestina Livre

O movimento de solidariedade aos palestinos tem se mobilizado em torno de quatro pautas gerais. É o que conta Alessandra Ceregatti, integrante da Marcha Mundial das Mulheres e da secretaria nacional do Fórum Social Mundial Palestina Livre. Garantia do direito de retorno dos refugiados, igualdade de condições entre palestinos e israelenses que vivem em Israel, fim da colonização das terras árabes e derrubada do muro construído na Cisjordânia são os eixos centrais das reivindicações.


30/11/2012 - 13:31 - Movimentos sociais
Marcha em solidariedade à Palestina reúne 10 mil e colore as ruas de Porto Alegre

Mais de 10 mil participantes participaram da Marcha de Abertura do Fórum Social Mundial Palestina Livre. A partir das 16h30, pessoas de diferentes origens começaram a se concentrar no Mercado Público, no centro de Porto Alegre. Cartazes, roupas coloridas, bandeiras e balões mudaram a paisagem da cidade para demarcar a solidariedade à causa palestina.


29/11/2012 - 14:35 - Movimentos sociais
"Marcha dos Sem" se junta à mobilização pela Palestina

A tradicional Marcha dos Sem está engrossando as atividades do Fórum Social Mundial Palestina Livre nesta quinta-feira (29). Realizada todo ano em Porto Alegre, o ato reúne diversas organizações em um grande protesto pela justiça social. Esse ano, a concentração da marcha acontece a partir das 15h, na Praça Otávio Rocha. O lema desta edição é "Pelo fim de todos os muros", em referência à iniciativa de Israel de construir um muro na Cisjordânia.


29/11/2012 - 08:32 - Movimentos sociais
Exposição apresenta trabalho do cartunista Carlos Latuff em apoio à causa palestina

Quem chegou ontem (29) ao Fórum Social Mundial Palestina Livre, já pôde acompanhar no saguão da Usina do Gasômetro uma exposição do cartunista Carlos Latuff. O artista visitou a Palestina em 1988 e, desde então, tornou-se um militante por meio de suas charges. Ele criticou as pressões da comunidade judaica para que o Fórum não acontecesse.


29/11/2012 - 08:20 - Movimentos sociais
Encontro em defesa da Palestina conta com mais de 140 atividades

Até o próximo sábado (01/12), o centro de Porto Alegre será palco de mais de 140 atividades, entre debates, palestras, marchas, assembleias e apresentações culturais. A diversidade da programação do Fórum Social Mundial Palestina Livre se deve ao formato do evento: qualquer organização poderia propor e realizar uma atividade autogestionada.


28/11/2012 - Movimentos sociais
Fotos do primeiro dia do Fórum Social Mundial Palestina Livre

Confiras imagens do primeiro dia do Fórum Social Mundial Palestina Livre. O evento acontece em Porto Alegre até sábado (01/12) e conta com delegações de mais de 30 países. A EBC fará uma cobertura exclusiva do Fórum.


27/11/2012 - 13:34 - Movimentos sociais
Situação da Palestina será debatida durante Fórum Social temático em Porto Alegre

A partir desta quarta-feira (28/11), delegações de mais de 30 países chegam a Porto Alegre (RS) para participar do Fórum Social Mundial Palestina Livre. O objetivo do evento, que acontece até sábado (01/12), é prestar solidariedade aos palestinos e dar visibilidade ao panorama atual da situação em que se encontram. Na semana passada, os organizadores do Fórum divulgaram um vídeo com pessoas de diversos países que se mobilizam para o evento.


23/11/2012 - 12:38 - Sociedade e democracia
Eduardo Galeano critica postura de Israel nos conflitos da Faixa de Gaza

O escritor e jornalista uruguaio Eduardo Galeano escreveu artigo, nesta quinta-feira (22), no qual critica a postura de governo israelense durante o conflito com os palestinos na Faixa de Gaza. No texto, ele considera que o país age sem se preocupar com as várias mortes de civis e crianças e pergunta "quem deu a Israel o direito de negar todos os direitos”.


20/11/2012 - 13:35 - Sociedade e democracia
Mapa dos Quilombos: a geografia da resistência

Um eldorado negro. Esse é o título da canção composta por Gilberto Gil em homenagem aos quilombos. A referência à riqueza dessas comunidades não é gratuita. Embora pesem as dificuldades financeiras e econômicas, as populações quilombolas guardam valiosos patrimônios: conhecimentos de plantas medicinais, técnicas produtivas de agricultura familiar, registro oral da história de povos negros do Brasil e uma enorme efervescência cultural que abrange a culinária, os cantos, os cultos, as festas e diversos outros tipos de manifestações.


20/11/2012 - 13:26 - Sociedade e democracia
Conheça a história da luta das comunidades quilombolas pela posse de suas terras

O primeiro passo para que os quilombolas alcançassem o direito à propriedade se deu no processo constituinte de 1988. A mobilização popular do movimento negro garantiu que a Constituição Federal colocasse a questão na agenda dos debates políticos. O artigo 68 definiu que “aos remanescentes das comunidades dos quilombos que estejam ocupando suas terras é reconhecida a propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes os respectivos títulos”.


20/11/2012 - 13:16 - Sociedade e democracia
Como as comunidades quilombolas podem obter a titulação de suas terras

Obter o título de posse de suas terras é fundamental para a preservação da cultura e do modo de vida nas comunidades quilombolas. Para dar entrada no pedido de titulação, o primeiro passo é retirar na Fundação Palmares, ligada ao Ministério da Cultura, uma certificação na qual a comunidade se autodefine como quilombola. De posse desse documento, o processo pode ser aberto no Incra.


 

<   página anterior   próxima página >

 

 

O EDITOR


Léo Rodrigues

Repórter da Agência Brasil, formado em Comunicação Social pela UFMG em 2010. Ex-jornalista da TV Brasil e do Portal EBC, onde também atuou como editor de esportes. Diretor de documentários cujo foco de interesse é a cultura popular, entre eles os longas "Aboiador de Violas" e "Pra fazer carnaval mais uma vez". Saiba mais

 

O BLOG


O trabalho do jornalista nunca é isento. Trata-se de um exercício constante de escolhas. Para onde apontar a lupa? De que ângulo posicionaremos a lupa? Este espaço surge a partir do interesse do editor em concentrar o seu acervo de produções jornalísticas e, ao mesmo tempo, propor coberturas e reflexões sobre comunicação, sociedade, cultura e esporte. Entenda melhor a proposta

 

QUEM É O EDITOR | PROPOSTA DO BLOG | MAPA DO BLOG | AVISE ERROS | CONTATO

Alguns direitos reservados
Todo o conteúdo deste blog está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário.
Permitida a cópia, redistribuição e alterações desde que se conceda os devidos créditos e mencione caso alguma adaptação tenha sido realizada.
Saiba mais como funciona a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil