Portfólio do editor em

Belo Horizonte,

Mapa do Blog | Avise Erros | Contato

COMUNICAÇÃO | SOCIEDADE | CULTURA | ESPORTE

 

SOCIEDADE


18/06/2013 - 18:27 - Sociedade e democracia
Entenda o que é a PEC 37

Uma das bandeiras levantadas pelos manifestantes que tomaram as ruas de diversas capitais do país durante o mês de junho pedia o arquivamento da Proposta de Emenda Constitucional 37/2011. Se aprovada, o poder de investigação criminal seria exclusivo das polícias federal e civis, retirando esta atribuição de alguns órgãos e, sobretudo, do Ministério Público (MP).


18/06/2013 - Sociedade e democracia
Artigo: Pra onde caminham as manifestações?

O Brasil é destaque no noticiário internacional. Nesta segunda-feira (17/06), cerca de 250 mil cidadãos saíram às ruas de diversas capitais do país para apresentar os seus anseios. A movimentação, construída de forma espontânea através da internet, nos coloca de vez na rota dos novos protestos sociais que emergem da utilização do potencial democrático das novas tecnologias.


15/06/2013 - Movimentos sociais
Conflito entre manifestantes e polícia durante abertura da Copa das Confederações

No entorno do estádio Mané Garrincha, durante a partida entre Brasil e Japão, houve confronto e disparos da bombas de efeito moral. Imagens do usuário GTNMsp e do repórter da EBC, Léo Rodrigues.


15/06/2013 - Sociedade e democracia
Sumiço do ajudante de pedreiro Amarildo completa um mês

Há exatamente um mês do desparecimento do ajudante de pedreiro Amarildo de Souza, as investigações ainda não tem conclusão. O morador da Rocinha foi levado por policiais durante a Operação Paz Armada, no dia 14 de julho. A última vez que ele foi visto pela sua mulher foi na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da favela. Confira a retrospectiva dos fatos.


20/05/2013 - 18:32 - Educação
Comissão que apura trote na UFMG entrega relatório

A comissão de sindicância que apura responsabilidades no trote realizado na Faculdade de Direito da UFMG já concluiu seu relatório. Segundo a assessoria de comunicação da universidade, o documento foi encaminhado para a Procuradoria Federal que terá entre 15 e 30 dias para emitir um parecer sobre a legalidade do processo. Enquanto durar a análise do relatório final, seu conteúdo seguirá em sigilo.


23/04/2013 - 16:48 - Movimentos sociais
Bordados ajudam a revelar perfil do líder da Revolta da Chibata

A história pode ser contada na ponta da agulha. É o que atesta duas obras recuperadas em São João Del-Rei (MG). São toalhas bordadas por João Cândido, que liderou a Revolta da Chibata, quando diversos marinheiros se mobilizaram em 1910 contra os castigos corporais da Marinha brasileira. Os bordados, que faziam parte do acervo de um museu desativado, deverão passar por um processo de restauração com recursos do PAC das Cidades Históricas, programa coordenado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).


23/04/2013 - 16:46 - Movimentos sociais
São João Del-Rei recupera bordados de João Cândido, líder da Revolta da Chibata

O marinheiro João Cândido, protagonista de um movimento que amedrontou toda a cidade do Rio de Janeiro em 1910, tinha o hábito de bordar. A evidência concreta está em São João Del-Rei (MG), onde se encontram duas toalhas bordadas pelo líder da Revolta da Chibata. Elas fazem parte do acervo do Museu Tomé Portes Del-Rei, que estava desativado e será reaberto ao público.


19/04/2013 - 17:32 - Educação
Comissão pede mais 30 dias para apurar responsáveis pelo trote da UFMG

O relatório da comissão de sindicância que apura responsabilidades no trote realizado na Faculdade de Direito da UFMG deverá ser entregue somente no dia 20 de maio, conforme solicitação dos professores que estão realizando a investigação. O prazo inicial era hoje (19), mas o regimento interno da universidade prevê a possibilidade de um adiamento por 30 dias, caso seja necessário mais tempo para levantar informações.


18/04/2013 - 21:07 - Sociedade e democracia
Além da Inconfidência Mineira: conheça outras revoltas do período colonial

No dia 21 de abril de 1792, Tiradentes foi enforcado no Rio de Janeiro. Atualmente lembrada como feriado nacional, a data se tornou símbolo da luta pela Independência do Brasil. Mas a Inconfidência Mineira não foi o único movimento do período colonial que aspirava a libertação do domínio português.


15/04/2013 - 15:50 - Sociedade e democracia
Polícia prende neonazista de BH que postou foto enforcando morador de rua

O skinhead neonazista Antônio Donato Baudson Peret, também conhecido como Donato di Mauro, foi preso na tarde de ontem na rodoviária de Americana (SP), onde passava o fim de semana com sua namorada. No dia 5 de abril, ele havia postado na internet uma foto agredindo um morador de rua, o que gerou revolta nas redes sociais. A repercussão da imagem levou a Polícia Civil de Minas Gerais a iniciar uma investigação e o encontrou no estado paulista portando diversas armas brancas.


11/04/2013 - 19:04 - Educação
Comissão tem autonomia para investigar influência de organizações em trote na UFMG

Os trabalhos da Comissão de Sindicância instituída para apurar o trote da Faculdade de Direito da UFMG tem prazo inicial para serem concluídos em 19 de abril, podendo ser prorrogado por mais 30 dias. A vice-reitora da UFMG, Rocksane Norton, diz que o processo é conduzido em sigilo e a metodologia adotada só será apresentada no relatório final. Ainda assim, ela alega que, dependendo da evolução da investigação, a influência de organizações externas no trote pode ser analisada.


11/04/2013 - 18:59 - Sociedade e democracia
Pais que incitam ódio e racismo aos filhos podem perder a guarda

As polêmicas imagens de skinheads neonazistas de Belo Horizonte que começaram a circular na internet na última sexta-feira (5) levantam uma discussão sobre a educação infantil. Em uma das fotos, uma criança veste roupas com símbolos neonazistas e posa com o braço erguido. Caso fique comprovado que exista um estímulo ao ódio e ao racismo por parte do pai, a justiça pode decidir pela perda da guarda do filho.


11/04/2013 - 18:49 - Sociedade e democracia
Mapa da intolerância: região sul concentra maioria dos grupos neonazistas no Brasil

O crescimento do número de simpatizantes neonazistas tem se tornado uma tendência internacional. É o que aponta um monitoramento da internet realizado pela antropóloga e pesquisadora da Unicamp, Adriana Dias. De 2002 a 2009, o número de sites que veiculam informações de interesse neonazistas subiu 170%, saltando de 7.600 para 20.502.


11/04/2013 - 18:41 - Sociedade e democracia
Vácuo jurídico e baixo investimento na PF são entraves no combate aos neonazistas

O combate a grupos neonazistas tem duas limitações jurídicas no Brasil: a ausência de uma legislação de internet muito clara e a inexistência da tipificação penal de crime de ódio no Brasil. Essa é a opinião da antropóloga e pesquisadora da Unicamp, Adriana Dias. Ela é uma referência internacional no tema e já colaborou com investigações da Polícia Federal e de serviços de inteligência de Portugal e Espanha.


11/04/2013 - 18:32 - Sociedade e democracia
Ministério Público avalia denúncia da agressão de simpatizante neonazista em BH

A foto que circulou nas redes sociais e gerou revolta entre internautas de Belo Horizonte pode resultar na abertura de um inquérito pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A imagem mostra o skinhead neonazista Antônio Donato Baudson Peret, também conhecido como Donato di Mauro, enforcando um morador de rua com uma corrente.


01/04/2013 - Educação
Em débito permanente

Universidades federais se esmeram em oferecer uma resposta à altura das demandas propostas pela sociedade que as financia. Projetos de extensão, ações afirmativas, eventos culturais, desenvolvimento tecnológico e serviços de saúde são algumas formas de retribuir o investimento público recebido.


 

<   página anterior   próxima página >

 

 

O EDITOR


Léo Rodrigues

Repórter da Agência Brasil, formado em Comunicação Social pela UFMG em 2010. Ex-jornalista da TV Brasil e do Portal EBC, onde também atuou como editor de esportes. Diretor de documentários cujo foco de interesse é a cultura popular, entre eles os longas "Aboiador de Violas" e "Pra fazer carnaval mais uma vez". Saiba mais

 

O BLOG


O trabalho do jornalista nunca é isento. Trata-se de um exercício constante de escolhas. Para onde apontar a lupa? De que ângulo posicionaremos a lupa? Este espaço surge a partir do interesse do editor em concentrar o seu acervo de produções jornalísticas e, ao mesmo tempo, propor coberturas e reflexões sobre comunicação, sociedade, cultura e esporte. Entenda melhor a proposta

 

QUEM É O EDITOR | PROPOSTA DO BLOG | MAPA DO BLOG | AVISE ERROS | CONTATO

Alguns direitos reservados
Todo o conteúdo deste blog está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário.
Permitida a cópia, redistribuição e alterações desde que se conceda os devidos créditos e mencione caso alguma adaptação tenha sido realizada.
Saiba mais como funciona a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil